Métodos de Ensino
Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta em aulas teórico-práticas em que o professor transmite conceitos teóricos, seguidos de aplicação prática por parte do aluno, com a realização de trabalho de revisão bibliográfica e/ou caso prático de aplicação.
Sempre que possível, serão realizadas visitas de estudo a explorações agrícolas onde a prática da Agricultura de Precisão seja uma realidade, para contacto direto com as tecnologias envolvidas e com as dificuldades encontradas na implementação das mesmas.
Resultados de Aprendizagem
O uso da agricultura de precisão, facilitando a obtenção de dados georreferenciados para análise e tomada de decisões na exploração agrícola visando a sustentabilidade dos recursos e dos fatores de produção associados à produção agrícola, é fundamental na atualidade da exploração agrícola. Pretende-se assim: identificar as distintas aplicações das novas tecnologias e sistemas mecânicos em máquinas agrícolas, disponíveis tanto no mercado como em projetos-piloto e analisar a sua viabilidade; transferir para os agricultores, para as suas associações e para as empresas de serviços o conhecimento das mais recentes inovações utilizadas nos equipamentos, com o objetivo de melhorar a sustentabilidade das empresas agrícolas (aumento dos rendimentos, redução de custos, melhoria da segurança alimentar e redução do impacto ambiental das suas operações).
Programa
1. Agricultura de Precisão – conceitos gerais, condicionantes e possibilidades técnicas;
2. Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
3. Sistemas de Posicionamento Global (GPS).
4. Deteção Remota (DR): processamento de dados e interpretação.
5. Técnicas de medição e mapeamento de rendimentos de culturas no campo;
6. Aplicação variável de fatores de produção (VRT): tecnologias a montante (sensores) e a jusante (aplicadores).
7. Agricultura Inteligente: robótica e sistemas autônomos na agricultura.
8. Tomada de decisão, casos de estudo em diversas culturas: apresentação dos principais resultados da investigação realizada e dos trabalhos publicados
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Brase Terry (2005). Precision Agriculture. Delmar Cengage Learning, 1st edition, Delmar Cengage Learning, 256 pages.
Coelho, J. & Marques da Silva, J. (2009). Agricultura de Precisão. Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, Lisboa.
Marques da Silva, J., Peça, J., Serrano, J., Carvalho, M. & Palma, P. (2008). Evaluation of Spatial and Temporal Variability of Pasture Based on Topography and the Quality of the Rainy Season. Precision Agriculture, 9: 209-229.
Taylor, J. (2004). Digital Terroirs and Precision Viticulture: Investigations into the application of information technologies in Australian vineyards. Ph.D. Dissertation. University of Sydney, Australia.
Serrano, J., Peça, J., Palma, P, Silva, J., Roma, J., Carvalho, M., Crespo, D., Mendes, J. & Casas A. (2006). Variable application of fertiliser in permanent pastures. Grassland Science in Europe, Vol. 11: 688-690.
Serrano, J., Peça, J., Marques da Silva, J. & Shaidian, S. (2010). Mapping soil and pasture variabil