Métodos de Ensino
As metodologias de ensino incluem a apresentação dos aspetos teóricos estruturantes das temáticas em estudo, com abordagens ao nível específico de cada processo, focando os aspetos descritivos e quantitativos, e abordagens sistémicas ao nível regional ou nacional, para discutir aspetos de inter-relação e dependência, para os problemas de conservação e gestão do solo, da água e dos recursos genéticos. Serão focalizados casos de estudo em palestras e realizadas visitas ao campo para percecionar aspetos práticos, dentro das possibilidades, na proximidade da Escola.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular visa promover, no estudante, as seguintes competências:
1) Compreende a problemática do clima, incluindo os cenários de alteração, no contexto da produção agrícola, e as interacções com o solo, a água e os recursos genéticos.
2) Compreende as tecnologias agrícolas relacionadas com a utilização dos recursos naturais solo e água, no contexto local dos sistemas agrícolas e agro-florestais.
3) Compreende os fatores e as técnicas agrícolas determinantes na conservação e gestão dos recursos genéticos.
4) Conhece riscos e impactos ambientais da agricultura e as técnicas de mitigação ao nível da empresa agrícola.
5) Desenvolve estratégias de ecoeficiência e conhece as “Melhores Técnicas Disponíveis” (MTD) para cada um dos sectores agro-pecuários.
6) Conhece a legislação ambiental aplicada à agricultura e os processos de certificação ambiental.
Programa
1) Problemática do clima, nomeadamente a sua classificação e distribuição geográfica; as alteração climáticas no quadro de alterações globais e suas repercussões na produção agrícola e na conservação dos recursos naturais solo, água e genéticos.
2) Tecnologias agrícolas relacionadas com a utilização do solo e da água; o regadio, a drenagem e o controlo da erosão e da salinização.
3) Recursos genéticos utilizados na agricultura e os problemas de conservação e valorização; as técnicas agrícolas na sua conservação e gestão.
4) Riscos e impactos ambientais da agricultura; diferentes escalas da magnitude dos impactes e conhece as técnicas de mitigação ao nível da empresa agrícola; processo de AIA
5) Noções básicas de análise de ciclo de vida e de eco-design aplicados na agricultura e análise das MTD
aplicáveis ao sector.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Frequência - 50.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Avillez, F. 2014. A Agricultura Portuguesa: caminhos para um crescimento sustentável.
Avillez, F. 2015. A Agricultura Portuguesa. As últimas décadas e perspectivas para o futuro.
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González-Andrés, F. & Pita Villamil, J. M. 2001 (Eds.). Conservación y Caracterización de Recursos Fitogenéticos.
Misganaw, G.S. 2010. Determinants of adoption of soil and water conservation practices: Farmers’ attitude on soilerosion and SWC technologies, soil and water conservation technologies, Verlag
Molden, D (ed) 2007. Water for Food, Water for Life, a compreensive assessment of water management in agriculture.
Pereira, L. S., et al. 2009. Coping with Water Scarcity, Addressing and Challenges, Springer.
Santos, J.L., et al (eds.). 2013. O Futuro da Alimentação: Ambiente, Saúde e Economia.
Trout et al. 2007. Environmental Considerations. In: Design and Operation of Farm Irrigation Systems,