Agricultura e Máquinas Agrícolas

Métodos de Ensino

As aulas são suportadas por apresentações, apontamentos dos docentes, e discussão sobre estudos de caso.
Consoante o tipo de conteúdo lecionado serão elaborados questionários para resposta individual ou serão constituídos pequenos grupos de trabalho (até 4 alunos) para execução e elaboração de relatórios de trabalhos práticos, sempre que se justifique os trabalhos práticos serão executados no campo ou no hangar de máquinas.

Resultados de Aprendizagem

1 – Compreender as técnicas de produção vegetal e operações culturais utilizadas em diversos sistemas de produção;
2 – Conhecer os principais equipamentos da exploração agrícola e o seu uso eficiente;
3 – Determinar a capacidade de trabalho do conjunto trator-equipamento; estimar o limiar de rendabilidade de diferentes sistemas mecanizados;
4 – Conhecer os princípios básicos da agricultura de precisão e a tecnologia de funcionamento dos equipamentos disponíveis no mercado.
5 – Selecionar o conjunto mais adequado para mecanizar determinada operação, dentro das normas de qualidade e de proteção do meio ambiente estabelecidas.

Programa

Ordenamento da exploração agrícola: unidades de produção; O solo agrícola, recurso natural não renovável; Recursos genéticos agrícolas; Recursos socioeconómicos; Políticas e mercados agrícolas; Técnicas de preparação e manutenção do solo; Equipamentos: adaptação de terrenos para agricultura; mobilização do solo; distribuição de estrumes, chorumes e fertilizantes sólidos; sementeira, plantação e transplantação. Instalação de pomares e vinhas e equipamentos específicos. Proteção de plantas e colheita. Equipamentos: pulverização e polvilhação; para controlo de infestantes, doenças e pragas por métodos físicos; Equipamentos de colheita; mapas de produção. Bases de otimização da produção agrícola. Conceitos básicos sobre gestão de processos. Avaliação: de Dias Disponíveis para diferentes operações culturais. de desempenho operacional. Estudo de tempos e movimentos, seleção de máquinas agrícolas; A pontualidade em operações agrícolas. Manuais de tratores e equipamentos.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BRIOSA, F. – Glossário ilustrado de mecanização agrícola. Galucho, Sintra, 391 pp. 1984.
Diehl, R. Agricultura geral. Lisboa: Clássica Editora, Colecção Técnica Agrária. 1984.
Loomis, R. S, Connor, D. J. 1992. Crop ecology: productivity and management in agricultural systems. Ed. by R. S. Loomis and D. J.
Connor. 1ªed. Cambridge University Press. 538p.
MDADR – Mecanização Agrícola, volume 2, Máquinas Agrícolas. DGADR, Lisboa, 309 pp. 2007.
Soltner, D. Les bases de la production végétale. Angers: Collection Sciences et Techniques Agricoles; Tome I, II et III. 1995.
Terrón, P. Fitotecnia: ingeniería de la producción vegetal. Madrid: Ed. Mundi-Prensa. 2002.
Villalobos, F.J., Mateos, L., Orgaz, F., Fereres, E., 2002. Fitotecnia. Bases y tecnologías de la producción agrícola. Ediciones MundiPrensa. Madrid, 496p