Alemão I (Línguas Estrangeiras I)

Conhecimentos de Base Recomendados

Não há pré-requisitos necessários para frequentar esta disciplina.

 

Métodos de Ensino

Algumas das estratégias de ensino incluem:

  • Produção oral nas aulas (drilling, repetição e produção oral espontânea).
  • Trabalhos em grupo e individual.
  • Debates; jogos; análise de aspetos culturais.
  • Encenação de situações reais, em role-play.
  • Recurso a jogos (puzzle, Kahoot, dominós…)
  • Compreensão e produção escrita.
  • Exercícios de compreensão oral.

Resultados de Aprendizagem

Neste semestre o aluno obterá competências equivalentes à primeira metade do nível A1. Completado o semestre, o aluno deverá ser capaz de:

  • apresentar-se e apresentar outros.
  • entender e preencher formulários.
  • dominar a conjugação dos principais verbos da língua, assim como de verbos regulares, no Presente.
  • colocar questões e responder.
  • criar frases com algum grau de complexidade (com conectores, pronomes de negação, advérbios de tempo e/ou lugar).
  • falar da sua família.
  • ir ao restaurante.
  • descrever hábitos alimentares.
  • falar de forma simples da sua profissão/licenciatura.
  • marcar encontros.

 

Programa

Serão tratados os seguintes temas:

  • Begrüßung und Vorstellung
  • Telefonnummern
  • Formulare
  • Familie
  • Essen, im Restaurant
  • Alltag an der Universität
  • Termine an der Universität
  • private Verabredungen
  • im Supermarkt (jobben)
  • Reisen
  • Arbeit und Beruf

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

  • Reimann, Monika (1997), Grundstufen-Grammatik für Deutsch als Fremdsprache : Erklärungen und Übungen. Max Hueber Verlag. ISEC: 811.112.2:37
  • Schweiger, Kathrin; Curcio, Martina, et al. (2016), Kurs DaF: Kurs- und Ubungsbuch A1 mit Audios und Videos. Ernst Klett Sprachen. ISBN: 978-3-12-676838-2

A gramática indicada pode servir de apoio ao estudo. O livro Kurs DaF A1 não será utilizado em todas as aulas e serão sempre fornecidas imagens relativas aos exercícios e/ou textos mais relevantes.