Conhecimentos de Base Recomendados
Propriedades principais do sistema numérico real e do sistema numérico complexo (lecionadas nas disciplinas de matemática do ensino secundário)
Métodos de Ensino
Aulas teóricas com uma exposição detalhada de cada assunto que é imediatamente complementada pela resolução de exercícios. Nas aulas teórico-práticas pretende-se que o aluno resolva exercícios de aplicação com a orientação do docente.
Resultados de Aprendizagem
Efectuar as operações básicas do cálculo matricial. Calcular determinantes, valores próprios e vectores próprios. Entender e aplicar os conceitos relacionados com espaços vectoriais e transformações lineares. Resolver e interpretar sistemas de equações lineares usando as matrizes e suas propriedades. Entender a importância da álgebra linear nas ciências da computação e na engenharia informática. Reconhecer a importância dos algoritmos na álgebra linear. Resolver problemas práticos que envolvam matrizes e sistemas lineares. Desenvolver algoritmos usando um raciocínio lógico e estruturado. Seleccionar, de forma apropriada, a informação acessível através dos diversos meios (livros, sebentas, internet, etc). Apresentar de forma clara e concisa a resolução dos problemas.
Programa
CAPÍTULO I – Revisões sobre números complexos
CAPÍTULO II – Matrizes
Definições
Operações com matrizes e propriedades
CAPÍTULO III – Sistemas de Equações Lineares
Definições.
Condensação de matrizes e característica.
Classificação e resolução de sistemas de equações lineares por condensação – método de eliminação de Gauss.
Matriz inversa – algoritmo de Gauss-Jordan.
CAPÍTULO IV – Determinantes
Definição, cálculo e propriedades.
Teorema de Laplace.
Regra de Cramer.
CAPÍTULO V – Espaços Vectoriais
Definições e exemplos.
Subespaços vectoriais.
Subespaço vectorial gerado por um conjunto de vectores.
Dependência e independência linear.
Bases e dimensão.
CAPÍTULO VI – Valores e Vectores Próprios
Definição, cálculo e propriedades.
Diagonalização de matrizes.
Teorema de Cayley-Hamilton
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Principal
- Anton, H. & Rorres, C. (2005). Elementary Linear Algebra with applications. (9ª ed.). John Wiley & Sons. Cota Biblioteca: 3-1-99 (ISEC) – 11300;
- Cabral, I., Perdigão, C. & Santiago, C. (2018). Álgebra Linear – Teoria, Exercícios resolvidos e Exercícios propostos com soluções. (5ª ed.). Escolar Editora. Cota Biblioteca: 3-1-27 (ISEC) – 15011;
- Fidalgo, C. (2016). Álgebra Linear, DFM, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. Cota Biblioteca: 3-1-116 (ISEC) – 13179;
- Graham, A. (2018). Matrix Theory and Applications for Scientists and Engineers. Dover Books on Mathematics. Cota Biblioteca: 3-1-58 (ISEC) – 03750;
- James, G. & Dyke, P. (2020). Modern Engineering Mathematics. (6ª ed.). Pearson. Cota Biblioteca: 3-2-193 (ISEC) – 08334, 3-2-220 (ISEC) – 08838, 3-2-221 (ISEC) – 08839;
- Kreyszig, E. (2011). Advanced Engineering Mathematics (10ª ed.). John Wiley & Sons. Cota Biblioteca: 3-7-95 (ISEC) – 17207, 3-7-51 (ISEC) – 11749, 3-7-52 (ISEC) – 11750, 3-7-53 (ISEC) – 11751;
- Monteiro, A., Marques, C. & Pinto, G. (2000). Álgebra Linear e Geometria Analítica. Problemas e Exercícios. McGraw-Hill. Cota Biblioteca: 3-1-75 (ISEC) – 08697, 3-1-76 (ISEC) – 08698.
Bibliografia complementar
- Nicholson, W. (1993). Elementary Linear Algebra with Applications. (2ª ed.). PWS Publishing Company;
- Santana, A. & Queiró, J. (2018). Introdução à Álgebra Linear. Gradiva.