Alterações Climáticas e Saúde

Métodos de Ensino

Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; Orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada; Discussão e reflexão sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula e apresentação e discussão de estudos de caso que reforçam a aprendizagem teórica.
– Componente teórica– frequência, previamente agendada, com uma duração de cerca de 1h30m, em que a nota terá que ser igual ou superior a 9.5.
– Componente teórico-prática – conjunto dos relatórios a realizar e entregar no final de cada momento de avaliação, previamente agendado, cuja nota global terá, também, que ser igual ou superior a 9.5. Participação obrigatória do aluno, no caso de apresentação de trabalhos.
80% teste (componente teórica) + 20% nota da componente teórico pratica

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir conhecimentos de:
Legislação e Regulamentação aplicável à área de conhecimento
Tipologia e fenómenos climáticos extremos
Doenças e outros problemas associados às alterações climáticas
Medidas de Mitigação e adaptação às alterações climáticas
O aluno deve adquirir aptidões para:
Contribuir para a dinamização de planos de adaptação às alterações climáticas
Contribuir para a dinamização de planos de mitigação às alterações climáticas
O aluno deve adquirir competências para:
Integrar e/ou liderar, equipas de planeamento e gestão de adaptação e mitigação das alterações climáticas
Desenvolver ações de sensibilização sobre alterações climáticas e saúde

Programa

– Princípios fundamentais e noções básicas das alterações climáticas
– Política Internacional e comunitária para as alterações climáticas
– Saúde e alterações climáticas – papel dos sistema de saúde
– Visão geral dos impactos das alterações climáticas na saúde, adaptação, mitigação e co-benefícios
– Género, alterações climáticas e saúde
– Água, alimentos e vetores num contexto de alterações climáticas e saúde
– Fenómenos climáticos extremos
– Princípios básicos de Vulnerabilidade e resiliência
– Alterações climáticas e negociações internacionais, diplomacia e segurança

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

IPCC, 2021: Climate Change 2021: The Physical Science Basis. Contribution of Working Group I to the Sixth
Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change [Masson-Delmotte, V., P. Zhai, A. Pirani, S.L.
Connors, C. Péan, S. Berger, N. Caud, Y. Chen, L. Goldfarb, M.I. Gomis, M. Huang, K. Leitzell, E. Lonnoy, J.B.R.
Matthews, T.K. Maycock, T. Waterfield, O. Yelekçi, R. Yu, and B. Zhou (eds.)]. Cambridge University Press. In Press.
WHO; 2021 COP26 Special Report on Climate Change and Health – The Health Argument for Climate Action, ISBN: 978-92-4-003672-7
WHO; 2021 WHO Health and Climate Change Survey Report, ISBN: 9789240038509
WHO; Climate change and health research: current trends, gaps and perspectives for the future. Geneva, 2021. Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO.