Conhecimentos de Base Recomendados
O domínio científico desta unidade curricular é muito abrangente, focando tópicos ambientais, de saúde pública, de engenharia, de planeamento etc. Neste sentido, não são recomendados conhecimentos base além dos conhecimentos presumivelmente adquiridos ao longo do percurso académico conducente ao grau académico nos domínios científicos elegíveis para satisfazer as condições de acesso ao curso de mestrado ou pós-graduação no qual esta unidade curricular se insere.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino assenta em aulas teórico-práticas em que, após a exposição dos principais conceitos teóricos, regulamentos ou plataformas, os alunos são convidados a debater o assunto através da discussão de exemplos práticos e reais. O trabalho em grupo é fomentado através da apresentação de temas de pesquisa, sendo a apresentação oral dos principais resultados de cariz obrigatório.
Resultados de Aprendizagem
É esperado que no final da unidade curricular o aluno seja capaz de:
– conhecer os principais recursos naturais e as principais metodologias para a sua gestão e conservação;
– identificar os principais problemas ambientais urbanos bem como os valores-limite ou alvo estabelecidos nos principais diplomas legais nacionais e internacionais;
– utilizar as principais plataformas digitais nacionais e internacionais de disponibilização de informação sobre ambiente;
– identificar as principais soluções de adaptação e mitigação em meio urbano, salientando as valências e as limitações das mesmas em função do problema em análise;
– perceber os principais de instrumentos legais que garantem a qualidade ambiental e a sustentabilidade do ambiente construído.
Programa
Gestão integrada de recursos naturais. Definição de recurso natural e noção de capital natural.
Conceito de Green City
Os problemas ambientais urbanos: poluição atmosférica, ruído, CO2, poluição de cursos de água, poluição visual, chuvas ácidas, inversão térmica, ilhas de calor, resíduos, erosão. Impacto na saúde humana.
Infraestruturas verdes e azuis no controlo e mitigação de problemas urbanos.
Exemplos de projetos e principais ensinamentos.
Soluções “verdes” construídas: bio-arquitetura (telhados e paredes verdes), espaços e caminhos verdes, florestas e quintas urbanas, cinturas verdes)
Noções de justiça ambiental e qualidade ambiental
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
EEA (2015). Exploring nature-based solutions. The role of green infrastructure in mitigating the impacts of weather- and climate change-related natural hazard. European Environmental Agency report 12/2015.
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