Ambiente e Sociedade

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O desenvolvimento da componente teórica é realizado com recurso ao método expositivo, recorrendo a estratégias de exposição participada, estudo de casos e exemplos práticos, recorrendo a conteúdos multimédia e exploração da informação disponível. A parte prática consiste no desenvolvimento de um trabalho em que se procura aplicar os conhecimentos adquiridos na determinação da pegada ecológica dos discentes. É ainda estimulada a implementação de debates sobre temas específicos baseados na análise de conteúdos especificamente preparados para o efeito

Resultados de Aprendizagem

1.Conhecer as alterações globais e suas principais tendências;

2.Ser capaz de desenvolver estratégias de mitigação para os efeitos da atividade turística no ambiente;

3.Identificar práticas e futuros de sustentabilidade;

4.Desenvolver aptidões e capacidades para promover atitudes, motivações e compromisso de forma a tomar decisões responsáveis e ações ambientalmente sustentáveis nas atividades turísticas.

Programa

1. Alterações globais e principais tendências: Principais indícios das alterações globais; A crise energética mundial e sua evolução; A depleção dos recursos não renováveis; A degradação dos ecossistemas; Poluição e resíduos; Pobreza e crise alimentar

2.Práticas e futuros de sustentabilidade: Medidas de adaptação, mitigação, conservação e restauro face às alterações globais; A gestão de conflitos em torno dos recursos renováveis; Tecnologias sociais; Soberania e segurança alimentar; O uso racional de energia e fontes de energia renováveis; Eco-design e ciclo de vida; A pegada ecológica

3.Educação Ambiental: Os impactes ambientais das atividades turísticas; Como aumentar a consciência ambiental nas atividades turísticas: métodos e técnicas da educação ambiental

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Teste escrito - 50.0%
  • - Desempenho nos debates - 25.0%
  • - Trabalho individual - 25.0%
Avaliação por exame
  • - Exame prático - 40.0%
  • - Exame teórico - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

PITTOCK, AB (2005)-Climatic Change. Turning up the heat. London: Earthscan

COOPER, DE & PALMER, JA (1992)-The Environment in Question, Ethics and Global Issues. London: Routledge

SAKELLARI, M & SKANAVIS, C (2013)-Sustainable tourism development: Environmental education as a tool to fill the gap between theory and practice. Int J Environ Sustain Dev 12(4):313-323

IPCC (2001)-Climate Change 2001: Impacts, Adaptation and Vulnerability. Intergovernanmental Panel on Climate Change. Cambridge: Cambridge University Press

NETO, IR (2003)-Tecnologias Sociais: Conceitos e Perspectivas. Revista Diálogos

DEVEREUX, S (2002)-Famine in the 20th Century. Institute of Development Studies (IDS) working paper 105. Brigton: IDS Publisher

ORAMS, MB (1997)-The Effectiveness of Environmental Education: Can We Turn Tourists into ‘Greenies’? Progress in Tourism and Hospitality Research 3: 295–306

RAYNER, S & MALONE, E (1998)-Human Choices & Climate Change. The Societal Framework. Columbus: Battelle Press