Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho

Métodos de Ensino

A utilização de metodologias expositivas e interrogativas permitirá a explicitação dos conceitos teóricos e seu enquadramento bem como a aferição do domínio dos mesmos por parte dos alunos. A explanação de cariz teórico-prático permitirá, para além da exposição dos conteúdos, o recurso a metodologias interativas privilegiando a demonstração, exemplificação e aplicabilidade desses conteúdos e conceitos a diferentes situações, e circunstâncias, reais. Permitirá assim, o desenvolvimento das competências mencionadas. A existência de exemplos práticos permitirá uma melhor compreensão dos conteúdos.

Avaliação escrita – 50%
Resolução de problemas (individuais e/ou de grupo) – 50%
Nota mínimas de 9,5 valores em cada uma das avaliações.
Avaliação por exames de acordo com regulamento académico.

Resultados de Aprendizagem

Conhecimentos:
– Identificar e reconhecer entidades da gestão da Segurança, Saúde e Ambiente;
– Reconhecer e analisar questões e problemas impactantes na Segurança, Saúde e Ambiente;
– Reconhecer métodos de resolução de impactos na Segurança, Saúde e Ambiente.
Aptidões:
– Capacidade para escolher e implementar soluções em Segurança, Saúde e Ambiente;
– Reconhecer problemas na Segurança, Saúde e Ambiente e definir a forma de atuação sobre eles;
– Reconhecer e definir formas de atuação sobre os impactes na Segurança, Saúde e Ambiente.
Competências:
– Capacidade para identificar, analisar e atuar sobre a Segurança, Saúde e Ambiente;
– Capacidade para definir e atuar sobre as diferentes áreas da Segurança, Saúde e Ambiente;
– Ser capaz de atuar sobre os diferentes processos da Segurança, Saúde e Ambiente.

Programa

Entidades e estruturas da segurança e saúde no trabalho e ambiente;
Obrigações das entidades empregadoras e trabalhadores na Segurança, Saúde e Ambiente;
Notificações e declarações obrigatórias;
Conceitos e definições de segurança e saúde do trabalho;
Conceitos e questões ambientais relacionadas com as atividades do trabalho;
Impactes ambientais associados a atividades de trabalho;
Identificação e classificação de atividades e riscos ambientais inerentes a atividades de trabalho;
Processos de trabalho impactantes no ambiente;
Plataformas e sistemas de gestão da segurança, saúde e ambiente;
Integração da Segurança, saúde e ambiente nas estruturas de gestão das organizações;
Organização, preparação e técnicas de auditorias em ambiente e segurança.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ALEGRE, Ana Paula [et al.] – Experiências de implementação de sistemas de segurança, higiene e saúde ocupacional. Sintra: NPF -Pesquisa e Formação, imp. 2000.
BURTON, D. Jeff – Industrial hygiene workbook: the occupational health sciences. 6th ed. Utah: Ive, 2008. 341 p. ISBN 1-883992-11-7.
CARREIRA, Abel [et al.] – Segurança, higiene e saúde do trabalho: um guia prático imprescindível para a sua atividade diária. 1ª ed. Lisboa: Verlag Dashöfer, cop. 2009. 1 vol, ISBN 978-972-98385-2-1.
BRAGA, Jaime ; MORGADO, Eduardo – Guia do ambiente : desenvolvimento sustentável : oportunidade inadiável. 1ª edição. Lisboa : Monitor, 2012. ISBN 978-972-9413-83-4.
CRUZ, Carlos Pereira da – Gestão ambiental: sintonizar ambiente e estratégia para o negócio. [1ª ed.]. Porto: Vida Económica, D. L. 2009. 422, [8] p. ISBN 978-972-788-321-9.
VARANDAS, Maria José – Ambiente: uma questão de ética. 1ª ed. Lisboa : Esfera do Caos Editores, 2009. ISBN 978-989-8025-96-8.