Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos base de Microeconomia e de Métodos Quantitativos.
Métodos de Ensino
Ensino expostivo da matéria teórica complementado com a resolução de exercícios de aplicação das várias matérias leccionadas.
Adicionalmente, o trabalho dos alunos será acompanhado de forma continua, durante as aulas, ao longo do trimestre.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que o aluno compreenda os modelos de funcionamento e estrutura dos mercados industriais.
Procura dotar-se o aluno de metodologias de análise estrutural que lhe permita formular estratégias nas
empresas e capacidade de resposta às deliberações dos reguladores económicos.
Programa
I – Concorrência Perfeita
1.1 Características de um mercado de concorrência perfeita
1.2 A maximização do lucro
1.3 A receita marginal, o custo marginal e a maximização do lucro
1.4 A escolha da quantidade a produzir no curto prazo- a curva da oferta do produtor individual
1.5 A curva da oferta de mercado de curto prazo
1.6 A eficiência num mercado competitivo.
II- Monopólio
2.1 A Receita Média e a Receita Marginal
2.2 A decisão de produção do monopolista
2.3 A maximização do lucro
2.4 A mensuração do poder de mercado
2.5 As causas do poder de monopólio eo monopólio natural
2.6 O custo social do poder de monopólio
2.7 Monopólio com discriminação de preços.
III – Concorrência Monopolística
3.1 As características da concorrência monopolística
3.2 O equilíbrio no curto e no longo prazo
3.3 A concorrência monopolística e eficiência económica
3.4 Comparação entre o equilíbrio em concorrência monopolística e o equilíbrio em concorrência perfeita
IV Oligopólio
4.1 O equilíbrio num mercado de oligopólio – o equilíbrio de Nash
4.2 O modelo de Cournot
4.3 A vantage de ser o primeiro – o modelo de Stackelberg
4.4 A concorrência de preços com produtos homogéneos – o modelo de Bertrand
4.5 Carteis: análise de preços
4.6 A OPEP – o cartel do petróleo
V – Economias de rede
5.1 Externalidades de Rede
5.2 Mercado com externalidades de redes
5.3 A procura em forma de parábola
5.4 A dinâmica de mercado
5.5 Implicações das externalidades de rede
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
– Buccirossi, P. (2008), Handbook of Antitrust Economics, The MIT Press.
– Cabral, L. (2017), “Introduction to Industrial Organization”, 2nd edition,The MIT press
–Frank, R. H. (2013 )“Microeconomia e Comportamento””, McGraw-Hill 8ª ed.
–Frank, R. H. (2021 )“Microeconomics and Behavior”, McGraw-Hill 10th ed.
– Mateus, A. e Mateus, M. (2001), Microeconomia: Teoria e Aplicações- Volume II, Editorial Verbo.
– Mateus, A., (2021), “A Regulação em Portugal: Como os portugueses pagaram 82 milhões de Euros pelas más políticas”, Alêtheia Editores
– Pepall, L., Richards, D. e Norman, G. (2014), Industrial Organization – Contemporary Theory and Empirical
Applications, 5th edition, Blackwell Publishing
–Pindyck, R. and Rubinfeld, D., (2018), “Microeconomics”, 9th edition, Pearson
– Varian, H., (2019) ” Intermediate Microeconomics: A Modern Approach” 9th edition, Media Update
– Viscusi, W., Vernon, J. e Harrington, J. (2018), “Economics of Regulation and Antitrust”, 5th edition, The MIT Press.
Slides de apoio às aulas
Folhas de Exercícios