Análise das Necessidades e Potencialidades Educativas

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se conhecimento relativo às UC do 1º ano do curso.

Métodos de Ensino

A dinâmica das aulas teórico-práticas privilegia metodologias activas e participativas, baseadas no trabalho individual e de grupo dos estudantes. A avaliação respeitará o estabelecido no regulamento Interno da ESEC. Os estudantes escolhem uma das duas modalidades de avaliação: avaliação contínua ou avaliação por exame. A avaliação por exame realiza-se no final do semestre e abrange todo o conteúdo programático trabalhado nas aulas; apresenta-se sob forma de uma prova escrita e uma eventual prova oral. A avaliação contínua decorre ao longo das actividades lectivas. São quatro os os elementos da avaliação e respectivas ponderações: – prova escrita individual (30%); – análises/recensões críticas de estudos de ANPE [trabalho de grupo] (25%); – elaboração de Planos de ANPE [trabalho de grupo] (15%); – trabalho prático de ANPE de uma realidade [trabalho de grupo] (30%).

Resultados de Aprendizagem

Na Unidade Curricular Análise de Necessidade e Potencialidades Educativas, os estudantes devem ser capazes de: – analisar, discutindo noções operatórias, e métodos e técnicas de análise de necessidades e potencialidades educativas; – justificar e fundamentar cientificamente as suas opções e estratégias de intervenção; – identificar necessidades educativas inerentes ao desenvolvimento de cada grupo-alvo; – conhecer estratégias metodológicas que viabilizem o conhecimento de uma comunidade; – conhecer os métodos e técnicas de planeamento estratégico participativos; – identificar e analisar as necessidades educativas de um grupo ou de comunidade; – caracterizar as diferentes necessidades e potencialidades socioeducativas nos âmbitos de intervenção; – diagnosticar necessidades e potencialidades socioeducativas em grupos minoritários e em risco social; – estruturar um plano de análise de necessidades e potencialidades educativas, nas suas diferentes etapas, autonomamente ou em cooperação.

Programa

I Uma introdução à Análise de Necessidades e Potencialidades Educativas (ANPE) I.1 Âmbitos da Análise de Necessidades e Potencialidades/Realidades – o caso de Necessidades e Potencialidades Educativas I.2 Investigação Acção participativa II Principais fases de uma ANPE II.1 Reconhecimento II.1.1 Situação inicial II.1.2 As fontes de informação II.1.3 Selecção de técnicas e instrumentos de recolha e tratamento de informações II.2 Diagnóstico II.2.1 Situação actual II.2.2 Situação desejável II.2.3 Potencialidades II.2.4 Interpretação do desfasamento existente entre situação actual e situação desejável II.2.5 Definição/clarificação de Necessidades e Potencialidades Educativas II.3 Tomada de decisões II.3.1 Estabelecimento de Necessidades e Potencialidades prioritárias II.3.2 Propostas de resoluções III Métodos e técnicas de ANPE III.1 Métodos (pluralismo metodológico) III.2 Técnicas (quantitativas / qualitativas)

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

exame
  • - Exame - 100.0%
Frequência
  • - prova escrita individual - 30.0%
  • - trabalho prático de ANPE de uma realidade [trabalho de grupo] - 30.0%
  • - análises/recensões críticas de estudos de ANPE (25%) e elaboração de planos de ANPE [trabalho de grupo] (15%) - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

SANCHES, Rodrigues Isabel, Necessidades educativas especiais e apoios e complementos educativos no quotidiano do professor, Porto, Porto Editora, 1996, 93pp.

PÉREZ CAMPANERO, Mª Paz, Como Detectar las Necesidades de Intervención Socioeducativa, 2ª ed., Madrid, Narcea, 1994, 174pp., pp.

IDÁÑES, María José Aguilar & ANDER EGG, Ezequiel, Diagnóstico Social Conceptos y Metodología, 3ª ed., Madrid, ICSA (Instituto de Ciencias Sociales Aplicadas), 123pp.

CORREIA, Virgílio (selecção e apresentação), Análise de Necessidades e Potencialidades Educativas, Caderno de Texto, Coimbra, ESEC, 2012.

RUBIO, Mª José & VARAS, Jesús, El Análisis de la Realidad en la Intervención Social: Métodos y Técnicas de Investigación, Madrid, Editorial CCS, 1997, 456pp.