Métodos de Ensino
A UC está organizada de forma a que os seus objetivos correspondam a metodologias diversificadas inerentes às atividades formativas e avaliativas que o formando deve desenvolver e que estão identificadas e organizadas nas modalidades presencial e à distância síncronas e assíncronas, permitindo ao formando a construção do conhecimento e o desenvolvimento integrado de competências.
Serão realizadas sessões de tutoria e disponibilizados fóruns virtuais, de modo a oferecer suporte técnico e social permanente a todos os estudantes e serão avaliados através de:
MODALIDADES
Presencial – 6h contacto
Trabalho prático (grupo ou Individual) 50%
Apresentação oral do Trabalho Final 20%
Note-se que, a avaliação sumativa, realiza-se na última sessão da modalidade presencial.
Distância síncrona – 6h de contacto
Envolvimento/Participação 20%
Distância assíncrona – 8h de contacto
Envolvimento/Participação 10%
Resultados de Aprendizagem
– Compreender e analisar o papel das políticas públicas e as lógicas de regulação com incidência na administração educacional
– Conhecer e analisar a políticas educativas internacionais e nacionais
– Descrever e problematizar, do ponto de vista da análise político-organizacional, dimensões, processos e práticas da administração educacional
Programa
1. O papel das Políticas Públicas nas Organizações Escolares
2. Políticas Educativas: internacionais e nacionais
3. Desafios e oportunidades em diferentes políticas educativas
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Envolvimento/participação - distância assíncrona - 20.0%
- - Apresentação oral do trabalho final - presencial - 20.0%
- - Envolvimento/participação - distância síncrona - 10.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Barroso, J., & Afonso, N. (org.) (2011). Políticas Educativas. Mobilização de conhecimento e modos de regulação. Fund. M. Leão.
Costa, E., & Almeida, M. (2020) (coord.). Autonomia e autoavaliação da escola: análise de processos de regulação. Lisboa: IE-ULisboa (E-Book)
Formosinho, J., Fernandes, A. S., Machado, J. & Ferreira, F. I. (2005). Administração da Educação: lógicas burocráticas e lógicas de mediação. ASA.
Lima, L., Sá, V. & Torres, L. L. (org.) (2020). Diretores escolares em ação. Fund. M. Leão.
Teodoro, A.(2001). A Construção Política da Educação: Estado, mudança social e políticas educativas no Portugal Contemporâneo, Porto, Afrontamento