Conhecimentos de Base Recomendados
Matemática e Física
Métodos de Ensino
Aulas Teóricas, Orientações Tutoriais e Práticas Laboratoriais, todas presenciais.
– Realização com sucesso dos trabalhos laboratoriais propostos e respetivos relatórios;
Os conhecimentos que se pretende que os alunos adquiram são transmitidos e aplicados na resolução de questões nas aulas de orientação tutorial. Desta forma são colocados perante a necessidade de fazer julgamentos e decidir qual o melhor método para os resolver. São apresentados exemplos práticos em que os alunos são chamados a intervir na sua discussão e na procura de uma solução.
As aulas práticas de laboratório são fundamentais para aplicar os conhecimentos a questões práticas concretas que os alunos são obrigados a resolver o que permite desenvolver uma atitude profissional em relação ao trabalho. São estimulados a desenvolver hábitos de autoaprendizagem para a preparação prévia do trabalho.
Na escrita do relatório individual os alunos são levados a interpretar e discutir o significado físico dos resultados obtidos sendo, portanto, promovida também a troca de ideias.
Com estas metodologias de ensino são criadas as condições para que os assuntos desta unidade curricular sejam corretamente assimilados e consequentemente os objetivos de aprendizagem atingidos, permitindo o desenvolvimento do conjunto pretendido de competências genéricas e específicas.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular Análise de Circuitos introduz os conceitos fundamentais e basilares da Eletrotecnia. Assim, pretende-se que o aluno analise circuitos e dispositivos elétricos quer em corrente contínua, quer em corrente alternada, recorrendo aos métodos de resolução de circuitos.
A disciplina compreende ainda o ensino dos conceitos básicos de medição de grandezas elétricas e as suas relações mais importantes.
Fornecer as valências fundamentais associadas ao conhecimento das grandezas elétricas envolvidas na teoria de circuitos/estudo dos dispositivos lineares ativos e passivos.
Programa
Introdução aos circuitos elétricos.
Variáveis do circuito. Elementos do circuito.
Leis de Kirchhoff das tensões e correntes.
Métodos de análise de circuitos. Análise de circuitos DC. Teorema de Thévenin e Norton.
Condensadores e Bobinas.
Sinais sinusoidais e análise de circuitos de corrente alternada.
Componente Laboratorial Medição de correntes, Medição de tensões, Verificação experimental da Lei de Ohm e da Lei das malhas de Kirchhoff, funcionamento como fontes de corrente constante; Relações de proporcionalidade de tensões e de resistências, em circuitos série, e de correntes e condutâncias em ramos paralelos; Determinação e verificação experimental dos equivalentes de Thévenin e de Norton.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
- MATTHEW SADIKU, CHARLES ALEXANDER, SARHAN MUSA, “Applied Circuit Analysis”, Science Engineering & Math; McGraw-Hill Higher Education, 1 edition (1 July 2012). ISBN-13: 978-0071317825.
- WILLIAM HAYT, JACK KEMMERLY, STEVEN DURBIN, “Engineering Circuit Analysis”, eighth edition, McGraw-Hill Higher Education 2012. ISBN: 9780071317061
- H. ROBBINS AND W.C. MILLER, “Circuits Analysis: Theory and Practice”, 3rd Edition, Clifton Park, NY, Thomson, Delmar Learning, 2004.
- BESSONOV, L. “Electricidade Aplicada para Engenheiros”, Lisboa, Livraria Lopes da Silva, 1977
- BRANDÃO, DIOGO PAIVA L. “Electrotecnia Geral “, Gulbenkian Ed., 1987.
- C. K. ALEXANDER, M. SADIKU, “Fundamentals of Electric Circuits”, NY, McGraw Hill Science/Engineering/Math, 3rd Edition, 2006.
- EIDE, ARVID R. et. al, “Engineering- Fundamentals and Problem solving”, Mc- Graw-Hill International Sixth Edition, 2012.
- MATIAS, J. V. C. “Tecnologias da Electricidade”, 1º Vol., Lisboa, Didáctica Editora, 2001.