Análise de Dados e Estudos de Mercado

Conhecimentos de Base Recomendados

Noções básicas de probabilidades e estatística.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino predominantes serão o método expositivo, nas aulas teóricas, e a resolução por parte do estudante de problemas práticos (sempre que possível aplicados à Engenharia e Gestão Industrial).

Resultados de Aprendizagem

Ensinar os estudantes a desenhar e conduzir projetos de estudos de mercado, envolvendo um conjunto variado de situações de marketing, utilizando técnicas de estatística multivariada e outras técnicas de classificação e análise de dados. A análise de dados será efetuada utilizando software apropriado.  

Programa

I – Introdução à análise de dados e dos estudos de mercado. Noções fundamentais: como construir um questionário/estudo, dados primários e secundários, escalas, desenho de questionários, amostragem e métodos de recolha de dados.
II – Análise de dados usando técnicas de estatística multivariada, com recurso a software de apoio, incluindo análise fatorial, análise de clusters, análise discriminante, regressão múltipla e outros métodos de classificação.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Relatório, com discussão oral, de um projeto - 40.0%
  • - Exame escrito - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Malhotra, N. (2004), Marketing Research: an applied orientation, 4th ed

Sousa, J. M. C. and Kaymaj, U. (2002), Fuzzy Decision Making in Modelling and Control, Prentice-Hall, World Scientific and Imperial College Editors

Hair, J. et al (1998), Multivariate Data Analysis, Pearson/Prentice Hall, 5th ed

Rossiter, D. G. (2012), Introduction to the R Project for Statistical Computing for use at ITC, Univ. of Twente, Faculty of Geo-information Science and Earth Observation