Conhecimentos de Base Recomendados
Noções básicas de probabilidades e estatística.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino predominantes serão o método expositivo, nas aulas teóricas, e a resolução por parte do estudante de problemas práticos (sempre que possível aplicados à Engenharia e Gestão Industrial).
Resultados de Aprendizagem
Ensinar os estudantes a desenhar e conduzir projetos de estudos de mercado, envolvendo um conjunto variado de situações de marketing, utilizando técnicas de estatística multivariada e outras técnicas de classificação e análise de dados. A análise de dados será efetuada utilizando software apropriado.
Programa
I – Introdução à análise de dados e dos estudos de mercado. Noções fundamentais: como construir um questionário/estudo, dados primários e secundários, escalas, desenho de questionários, amostragem e métodos de recolha de dados.
II – Análise de dados usando técnicas de estatística multivariada, com recurso a software de apoio, incluindo análise fatorial, análise de clusters, análise discriminante, regressão múltipla e outros métodos de classificação.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Relatório, com discussão oral, de um projeto - 40.0%
- - Exame escrito - 60.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Malhotra, N. (2004), Marketing Research: an applied orientation, 4th ed
Sousa, J. M. C. and Kaymaj, U. (2002), Fuzzy Decision Making in Modelling and Control, Prentice-Hall, World Scientific and Imperial College Editors
Hair, J. et al (1998), Multivariate Data Analysis, Pearson/Prentice Hall, 5th ed
Rossiter, D. G. (2012), Introduction to the R Project for Statistical Computing for use at ITC, Univ. of Twente, Faculty of Geo-information Science and Earth Observation