Análise de Estruturas

Métodos de Ensino

Nas aulas usa-se o método expositivo durante a explicação dos assuntos teóricos e procede-se à resolução de exercícios individualmente. Os alunos podem ainda realizar um trabalho prático de interpretação técnicocientífica e pesquisa em grupo. Além disso, será feito o acompanhamento dos alunos, através do esclarecimento de dúvidas teóricas, de resolução de exercícios e de orientação do trabalho prático. O aluno é avaliado individualmente pelos conhecimentos adquiridos e pelo potencial de interpretação de objectivos pretendidos e de resolução essencial de problemas, bem como da sua organização de ideias e da capacidade de resposta. A prova escrita é composta por diferentes questões, por conteúdo programático lecionado no semestre, sendo exigidos mínimos de 30% a cada uma dessas questões.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos: Capacidade de análise de estruturas e do seu comportamento, resolução de exercícios de determinação de esforços e deslocamentos. Aquisição de conhecimento sobre o comportamento das estruturas estaticamente indeterminados em regime linear. Competências Genéricas: Aplicação de conhecimentos e compreensão; Comunicação e métodos de estudo e de trabalho; Auto-aprendizagem; Competências Específicas: Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão do comportamento das estruturas de edifícios, ao nível de metodologias de análise e de cálculo de resposta a ações.

Programa

Capítulo 1 – Conceitos gerais. Análise de estruturas e problemas estruturais. Relações entre diagramas de esforços e deformações/deslocamentos. Capítulo 2 – Teoremas da Energia. Energia potencial. Energia de deformação devida a um sistema de cargas. Teorema dos trabalhos virtuais. Teorema de Maxwell. Teorema de Betti. Cálculo de deslocamentos. Métodos matemáticos para o cálculo de deslocamentos. Capítulo 3 – Deformadas em estruturas isostáticas. Relações equilíbrio entre tensões e deformações. Princípio da sobreposição dos efeitos. Dualidade estática-cinemática. Capítulo 4 – Linhas de Influência. Determinação de linhas de influência de deslocamentos. Capítulo 5 – Método das Forças. Cálculo de esforços em estruturas hiperestáticas. Cálculo de deslocamentos em estruturas hiperestáticas. Capítulo 6 – Método dos deslocamentos. Formulação de equações para o método dos deslocamentos na análise de estruturas. Determinação da matriz de rigidez e das forças de fixação em estruturas.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO