Conhecimentos de Base Recomendados
Processos de Engenharia de Software.
Modelação e Design de software.
Linguagem UML.
Métodos de Ensino
A unidade curricular inclui aulas teóricas e aulas práticas.
Nas aulas teóricas são apresentadas as metodologias e exemplos de aplicações a casos de estudo.
As aulas práticas incidem na resolução de fichas de trabalho e acompanhamento de um projeto de desenvolvimento e gestão de requisitos.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular pretende o desenvolvimento de competências para análise e especificação de software.
Os principais objectivos consistem:
– Aquisição de conhecimento teórico e prático na área de engenharia de requisitos;
– Conhecer e aplicar técnicas avançadas de análise de requisitos;
– Proporcionar a aplicação destes conhecimentos a problemas reais.
As principais competências a adquirir são:
– Analisar um problema, identificar as suas características e desenhar uma solução (SRS);
– Reconhecer as vantagens e limitações das metodologias apresentadas;
– Desenvolver novas estratégias de forma autónoma.
Programa
1. Introdução e Visão Geral
2. Processos de Engenharia de Requisitos
3. Técnicas de Levantamento de Requisitos
4. Análise UX
5. Negociação de Requisitos
6. Documentação
7. Validação de Requisitos
8. Gestão de Requisitos
9. Rastreamento
10. Engenharia de Requisitos no Desenvolvimento Ágil UX
11. Definição de Requisitos Orientada a “Pontos de Vista”
12. Requisitos para Sistemas Interativos
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Principal:
Benyon, D. (2014). Designing interactive systems: A comprehensive guide to HCI, UX and interaction design, 1A-12-175 (ISEC) – 16890
Wiegers, K., & Beatty, J. (2013). Software requirements. Pearson Education. 1A-7-58 (ISEC) – 13424
Kotonya, G., & Sommerville, I. (1998). Requirements engineering: processes and techniques. John Wiley & Sons, Inc..1A-7-74 (ISEC) – 14675
Graham, I. (2008). Requirements modelling and specification for service oriented architecture. John Wiley & Sons.1A-7-84 (ISEC) – 14948
Complementar:
Pohl, K. (2010). Requirements engineering: fundamentals, principles, and techniques. Springer Publishing Company, Incorporated.
Lutowski, R. (2016). Software requirements: encapsulation, quality, and reuse. Auerbach Publications.
Wiegers, K., & Beatty, J. (2013). Software requirements. Pearson Education.
Cohn, M. (2004). User stories applied: For agile software development. Addison-Wesley Professional.
Leffingwell, D., & Widrig, D. (2000). Managing software requirements: a unified approach. Addison-Wesley Professional.
Sommerville, I. (2001). Quality Management. Sommerville, I., Software Engineering, 6th ed., Addison-Wesley, 535-556.
Hull, E., Jackson, K., & Dick, J. (2005). Requirements engineering in the solution domain (pp. 109-129). Springer London.
Fowler, M. (2004). UML distilled: a brief guide to the standard object modeling language. Addison-Wesley Professional.