Análise e Produção de Materiais Bilingues 1

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Para esta UC, considera-se fundamental o recurso a metodologias diversificadas de forma a fomentar o debate, a pesquisa de temas e problemas relativos aos materiais bilingues em Línguas Gestuais e Línguas Orais. Fornece-se o Programa legislativo referente às EREBAS e outras normas em vigor. Serão visionados materiais bilingues que existem em LGP os vários domínios, mas com particular destaque para o conhecimento Explícito da Língua.

Resultados de Aprendizagem

Conhecer materiais didáticos bilingues e seu fundamento – perceber a organização das Escolas de Referência de Ensino Bilingue para Alunos Surdos; – Analisar criticamente materiais bilingues; – perceber como se constroem materiais para o espoletar do desenvolvimento linguístico; – criar materiais para o estudo da língua a partir de propostas já existentes.

Programa

1- A Rede de Escolas Bilingues para o Ensino de Alunos Surdos: mapeamento e legislação

1.1- A relevância dos materiais bilingues na Educação

2 – Materiais bilingues em Português e LGP

2.1- Materiais bilingues em outras línguas gestuais e orais

3- Materiais bilingues no domínio do Conhecimento Explícito da LGP

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame gestual - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Teste em LGP - 30.0%
  • - Apresentação em IGP de trabalho autónomo em pares - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

CAVACO,F (coord), Programa Curricular de Língua Gestual Portuguesa. Ensino Pré-Escolar e Básico, E Ensino SecundárioDGIDC, M.E, 2007. CORREIA, I, “Morfologia Derivacional em Língua Gestual Portuguesa. Alguns Exemplos”. EXEDRA, nº9, 2014, disponível em http://www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2015/05/n9-C4.pdf IDEM- A Princesa da Terra, do Mar e do Céu, ESEC, 2014 (com Alice Cardoso). Livre bilingue. “Escrever bilingue: ver o mundo a duas mãos”. Em www.porsinal.pt, disponível em http://www.porsinal.pt/index.php?ps=artigos&idt=artd&idart=287 IDEM”Ler bilingue: a importância de livros inclusivos na Educação”, em www.porsinal.pt, disponível em http://www.porsinal.pt/index.php?ps=artigos&idt=artd&idart=229 IDEM com Alves, Cidália (org.): Da Teoria à Prática: A Voz dos Usuários da Língua gestual Portuguesa, Custóias, Associação dos Tradutores, 2013. FERNANDES, S. Educação bilíngue para surdos: identidades, diferenças, contradições e mistérios. Curitiba, 2003. Tese (Doutorado )