Análise e Produção de Materiais Bilingues 2

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Para esta UC, considera-se fundamental o recurso a metodologias diversificadas de forma a fomentar o debate, a pesquisa de temas e problemas relativos aos materiais bilingues em Línguas Gestuais e Línguas Orais. Fornece-se o enquadramento legal referente às EREBAS e outras normas em vigor. Serão visionados materiais bilingues que existem em LGP nos vários domínios, mas com particular destaque para o Português L2 e a LGP.

Resultados de Aprendizagem

Analisar criticamente materiais bilingues;

Conhecer o Programa Curricular de LGP para o Pré-Escolar e Ensino Básico e o Programa de LGP para o Ensino Secundário;

Conhecer o Programa de Língua Portuguesa como Língua 2 para alunos surdos;

Produzir materiais que fomentem a literacia e a Interação em LGP;

Produzir Materiais inclusivos (LGP/LP).

Programa

1- Literacia e Interação em Línguas Gestuais: Exemplos da Europa e do Mundo

2- Produção de Materiais bilingues: literacia, interação e bilinguismo

3- O Programa de Português L2 para alunos Surdos

3.1- Materiais que fomentem a aprendizagem do Português como L2

4- LGP em Portugal: materiais inclusivos 

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame gestual - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 5.0%
  • - Trabalho autónomo em pares - 25.0%
  • - Exercícios semanais - 50.0%
  • - Teste em LGP - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BAPTISTA, J (coord), Programa de Português para alunos Surdos, DGIC, 2011

CAMPELLO, A. R. S. Pedagogia Visual / Sinal na Educação dos Surdos. In: QUADROS, R.M; PERLIN. G. (Orgs.). Estudos Surdos II. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2007.

CAVACO,F (coord), Programa Curricular de Língua Gestual Portuguesa. Ensino Pré-Escolar e Básico,  E Ensino SecundárioDGIDC, M.E, 2007

CORREIA, I, Entre Línguas se (des)constrói o texto: interferência da LGP no Português. EXEDRA, 2012, pp. 60-80.

KARNOPP, Lodenir. Língua de sinais e língua portuguesa: em busca de um diálogo. In: LODI, Ana Claudia Balieiro et. al. (orgs.). Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2003.

QUADROS, R. M., SCHMIEDT, M. L. P. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006.

 SALLES, H. M. M. L. et al. Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007, vol. 2, 2ª ed.