Análise Económica do Comportamento do Consumidor

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são exigidos quaisquer conhecimentos base para além dos conhecimentos associados a uma licenciatura.

Métodos de Ensino

O ensino desta disciplina será feito através da transmissão de conhecimentos quer teóricos quer práticos, com recurso a diversos materiais pedagógicos, nomeadamente: projeção de power points, realização de exercícios práticos durante a aula; análise de bibliografia e sebentas teórico-práticas elaboradas pelo docente responsável. Pretende-se também que o aluno participe ao longo das aulas e realize trabalhos práticos com exposição nas aulas.

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina procura aprofundar os conceitos lecionados na disciplina de Microeconomia no que diz
respeito à teoria do consumidor. Pretende-se dotar o aluno dos conceitos necessários para compreender a
formação das preferências e a escolha racional do consumidor. Esse conhecimento é complementado pelo
estudo de como o altruísmo e outras motivações não egoístas podem ser incorporadas no modelo de
escolha racional.
Procura-se, ainda, que o aluno conheça o comportamento do consumidor num contexto de incerteza tendo
em atenção as suas limitações cognitivas, fornecendo-lhe uma ferramenta adicional que o ajudará a
compreender as armadilhas mais comuns na tomada de decisão. Por fim analisa-se o comportamento do
consumidor no contexto socioeconómico atual.
Este conhecimento aprofundado do comportamento do consumidor, tanto ao nível
dos gostos, como das restrições que limitam o seu comportamento, permitirá ao gestor de marketing
tomar as melhores decisões.

Programa

1 Introdução à teoria do consumidor
2 As preferências e a escolha racional do consumidor
3 A procura individual e a procura de mercado
4 A explicação dos gostos – a importância do altruísmo e de outros comportamentos não egoístas
5 Limitações cognitivas e comportamento do consumidor – a escolha em contexto de incerteza
6 O consumidor e o contexto socioeconómico

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Cayatte, J. (2011), “Introdução à economia da incerteza”, Instituto Piaget, Ciência e Técnica nº 35.

– Frank, R. (2014) “ Microeconomics and Behaviour”, McGrawHill.

– Mankiw, G. (2006) “Principles of Microeconomics”, South-Western College.

– Solomon, Michael, Russel-Bennett, R., Previte, J. (2013), “Consumer behaviour”, Pearson.

-Mas-Colell, Andreu ; Whinston, Michal D. ; Green, Jerry R. “Microeconomic theory”. New York : Oxford University Press, 1995.

– Mateus, Abel ; Mateus, Margarida Moreira “Microeconomia : teoria e aplicações”. Lisboa : Verbo, 2001- 2002. 2 vol.

– Artigos científicos selecionados pelo docente. – Sebentas teóricas e práticas elaboradas pelo docente