Conhecimentos de Base Recomendados
Matemática do ensino secundário.
Métodos de Ensino
Estudo individualizado dirigido: resolução de exercícios-tipo, apresentados em fichas.
A avaliação foi concebida para medir o grau de satisfação de cada uma das competências.
Resultados de Aprendizagem
O objectivo desta unidade curricular é promover, no estudante que a complete com sucesso, as competências que a seguir se enumeram. Como resultado do processo de aprendizagem, o estudante: 1. Domina os conceitos fundamentais do cálculo diferencial e integral, e os aspectos relativos às suas aplicações; 2. Identifica e resolve equações diferenciais de 1ª ordem.
Programa
Competência 1:
1.1. derivadas;
1.2. primitivas;
1.3. integrais definidos;
1.4. áreas e volumes por aplicação do integral definido;
1.5. integrais impróprios;
Competência 2:
2.1. equações diferenciais de variáveis separáveis
2.2. equações diferenciais lineares;
2.3. equações diferenciais de Bernoulli;
Métodos de Avaliação
- - Exame - avaliação com apenas um exame final - 100.0%
- - Teste 1 - avalia os seguintes tópicos do programa: competências 1.1 e 1.2. - 45.0%
- - Teste 2 - avalia os seguintes tópico do programa: competências 1.3 a 2.3. - 55.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Ross, S. – Differential Equations. McGraw-Hill, 1984.
Foulis, D.; Munem, M.- O Cálculo. Guanabara Dois, S.A.:Volume I, Cop. 1978.
Saraiva, M.A; Silva, M. – Primitivação. Edições ASA, 1995.
Leithold – O Cálculo Com Geometria Analítica. Dinalivro, 1994.
Swokowsski, E. W.; – Cálculo com Geometria Analítica. McGraw-Hill, 1983