Métodos de Ensino
As aulas são lecionadas em regime teórico-prático. É utilizada a metodologia expositiva para a apresentação dos conceitos da unidade curricular, apoiada pela realização de exercícios de aplicação dos conceitos transmitidos. Alguns destes exercícios são baseados em problemas práticos da vida real.
Resultados de Aprendizagem
Fomentar o raciocínio lógico/dedutivo e o uso da linguagem matemática, fornecendo aos alunos um suporte para a resolução de problemas e aplicações práticas.
Fornecer conhecimentos matemáticos de integração de funções, nomeadamente na sua aplicação no cálculo de áreas de regiões planas e na resolução de equações diferenciais.
Fazer o estudo de funções reais de duas variáveis reais por forma a permitir aos alunos a sua aplicação em diversos problemas, dos quais se destacam a optimização de funções.
Incentivar o uso de métodos analíticos na resolução de problemas concretos através da aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Programa
Capítulo 1 – Cálculo integral
1.1 Primitivas
1.2 Integral definido
1.3 Integrais impróprios
Capítulo 2 – Equações diferenciais
2.1 Equações diferenciais de variáveis separáveis
2.2 Equações diferenciais lineares de 1ª ordem
Capítulo 3 – Funções reais de duas variáveis reais
3.1 Limites e continuidade
3.2 Derivadas
3.3 Extremos livres
3.4 Extremos condicionados. Aplicação do método dos multiplicadores de Lagrange
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
[1] Amaro, A., Carvalho, M., Equações Diferenciais, ISCAC, 2007.
[2] Azenha, A., Jerónimo, M. A., Elementos de Cálculo Diferencial e Integral em R e Rn, McGraw Hill, 1995.
[3] Breda, A., Costa, J., Cálculo com funções de várias variáveis, McGrawHill,
1996.
[4] Carvalho, M., Leite, J. Funções reais de duas variáveis reais, ISCAC, 2006.
[5] Neves, C., Cálculo Integral, ISCAC, 2006.
[6] Saraiva ,M. A., Silva, M. A., Primitivação, Edições Asa, Rio Tinto, 1ª ed., 1990.
[7] Swokowski, E., Cálculo com Geometria Analítica, 2ª ed., vol. I,II, Makron Books, 1995.