Resultados de Aprendizagem
Esta disciplina procura aprofundar os conceitos leccionados na disciplina de Microeconomia.
Pretende-se que o aluno compreenda a formação das escolhas do consumidor, quando tem gostos diferenciados, em multi-período, no contexto de incerteza e as limitações das suas escolhas.
Procura-se que o aluno compreenda a formação de preços com segmentação de mercados e diferenciação de produtos. Por fim, pretende-se que o aluno obtenha conhecimentos analíticos, em termos microeconómicos, que lhe permitam tomar as melhores decisões na resolução dos problemas que encontrar na sua actividade profissional enquanto gestor.
Programa
1. Introdução
2. A economia da informação e o gosto do consumidor
-Economia da informação
-Preferências altruístas
-Papel estratégico das preferências
-Gostos diferenciados
-Importâncias dos gostos
3. Limitações do comportamento do consumidor
-Custos irreversíveis
-Custo monetário verso custo de oportunidade
-Escolha em contexto de incerteza
-Enviesamentos
-Dificuldade da escolha
4.Monopólio
-Causas de Monopólio
-A maximização dos lucros
-Segmentação do mercado e discriminação de preços Categorias de segmentação Tipos de discriminação de preços
-A perda de Eficiência do Monopólio
5.Concorrência Imperfeita
-Introdução à Teoria dos Jogos
-Oligopólio
O Modelo de Cournot
O Modelo de Strackelberg
O Modelo de Bertrand
-Concorrência Monopolística
Modelo de Chamberlin Diferenciação Espacial
-Diferenciação do produto
Publicidade
Modelos de diferenciação horizontal
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Frank, R.(2006), “Microeconomia e Comportamento”, McGraw-Hill, 6ª edição.
Frank, R.(2010), “Microeconomics and Behavior”, McGraw-Hill, eighth edition
Mankiw, G. (2006) “Principles of Microeconomics”, South-Western College Pub; Fourth edition
Varian, H.(2005), “Intermediate Microeconomics: A Modern Approach”, W. W. Norton & Company, Seventh edition.