Análise Microeconómica

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos base de Microeconomia e de Métodos Quantitativos.

Métodos de Ensino

Ensino expositivo complementado com a apresentação de trabalhos dos alunos ao longo do semestre.

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina procura aprofundar os conceitos leccionados na disciplina de Microeconomia.

Pretende-se que o aluno compreenda a formação das escolhas do consumidor, quando tem gostos diferenciados, em multi-período, no contexto de incerteza e as limitações das suas escolhas.

Procura-se que o aluno compreenda a formação de preços com segmentação de mercados e diferenciação de produtos. Por fim, pretende-se que o aluno obtenha conhecimentos analíticos, em termos microeconómicos, que lhe permitam tomar as melhores decisões na resolução dos problemas que encontrar na sua actividade profissional enquanto gestor.

Programa

1.Introdução

2.A economia da informação e o gosto do consumidor

2.1.      Economia da informação

2.2.      Preferências altruístas

2.3.      Papel estratégico das preferências

2.4.      Gostos diferenciados

2.5.      Importâncias dos gostos

 3. Limitações do comportamento do consumidor

3.1.      Custos irreversíveis

3.2.      Custo monetário verso custo de oportunidade

3.3.      Escolha em contexto de incerteza

3.4.      Enviesamentos

3.5.      Dificuldade da escolha

4. Monopólio

4.1.      Causas de Monopólio

4.2.      A maximização dos lucros

4.3.      Segmentação do mercado e discriminação de preços

4.3.1.        Categorias de segmentação

4.3.2.        Tipos de discriminação de preços

4.4.      A perda de Eficiência do Monopólio

4.5.      Regulação do Estado

 5. Concorrência Imperfeita

5.1.      Introdução à Teoria dos Jogos

5.2.      Oligopólio

5.2.1.        O Modelo de Cournot

5.2.2.        O Modelo de Strackelberg

5.2.3.        O Modelo de Bertrand

5.3.      Concorrência Monopolística

5.3.1.        O Modelo de Chamberlin

5.3.2.        Diferenciação Espacial

5.4.      Diferenciação do produto

5.4.1.        Publicidade

5.4.2.        Modelos de diferenciação horizontal

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cayatte, J. (2011), “Introdução à economia da incerteza”, Instituto Piaget, Ciência e Técnica nº 35.

Frank, R.(2006), “Microeconomia e Comportamento”, McGraw-Hill, 6ª edição.

Frank, R. (2021),  Microeconomics and behaviour, McGraw Hill,10 th edition .
Mankiw, G. (2006) “Principles of Microeconomics”, South-Western College Pub; Forth edition

Thaler, R. (2016) “Comportamento Inadequado- A construção da Economia Comportamental”, Conjuntura Actual Editora

Varian, H.(2010), “Microeconomia Intermédia , Uma Abordagem Moderna”, Verlag Dashöfer, 8ª Edição