Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1. Método expositivo: método explicativo onde factos, conceitos, princípios e generalizações são definidos e apresentados pelo professor e discutidos com a turma, seguido de exemplos demonstrativos;
2. Método experimental: método activo onde o aluno desenvolve o conhecimento através da resolução de problemas e o desenvolvimento do projecto, em dinâmica de grupo e trabalho individual e reflectivo.
Resultados de Aprendizagem
Dotar os alunos de conhecimentos sobre as diferentes metodologias de desenvolvimento de software existentes, com principal enfoque nas fases iniciais de recolha de requisitos e design detalhado utilizando a linguagem UML. No fina do semestre os alunos deverão ser capazes de projetar uma aplicação do inicio ao fim.
Programa
Conceitos base de Análise de Sistemas; Processo de desenvolvimento de Software; Engenharia de requisitos; Métodos ágeis de desenvolvimento de Software; Arquitetura e desenho de Software; Modelação de Sistemas em UML; Testes de Software; Qualidade de Software.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Introdução à Engenharia de Software; Sérgio Guerreiro; FCA.
Engenharia de Software – 8a edição; Ian Sommerville; Addison Wesley.
Desenvolvimento Ágil de Software; Tiago Palhoto; FCA.
Fundamental de UML – 3ª Edição Act. Aumentada; Mauro Nunes, Henrique O’Neill; FCA.