Anatomia II

Conhecimentos de Base Recomendados

Português:

Biologia geral e humana

Inglês:

General and human biology

Métodos de Ensino

Português:

As aulas teóricas visam a apresentação detalhada dos conteúdos programáticos. Nelas se utiliza uma

metodologia

expositiva-ativa, apelativa da intervenção direta dos alunos, favorecendo assumidamente uma iconografia

abundante em detrimento do ensino meramente teórico-descritivo.

Na vertente teórico-prática do ensino da anatomia privilegia-se, a realização de trabalhos práticos, a

visualização

de multimédia, explanações e demonstrações em modelos e a participação em autópsias.

Avaliação sumativa por frequência, trabalho e exame.

Inglês:

The theoretical classes are aimed at the detailed presentation of the contents. An expository-active

methodology is used on them, appealing to the direct intervention of the students, favouring an abundant iconography to the detriment of theoretical and descriptive teaching.

On theoretical-practical aspects of anatomy teaching its favoured, the realization of practical work,

multimedia

viewing, explanations and demonstrations on models and the participation in autopsies.

Summary evaluation by test, work and examination.

Resultados de Aprendizagem

Português:

O aluno deve adquirir conhecimentos de :

• Anatomia descritiva e topográfica nos diferentes planos anatómicos.

• Anatomia humana normal desde do desenvolvimento embrionário até ao idoso, diferenciado o  normal das suas variantes.

• Descrição e localização das estruturas anatómicas lecionadas, de acordo com a nomenclatura anatómica

internacional.

• Características genéricas dos sistemas Abdomino-Pélvico, Nervoso Central e Pescoço.

O aluno deve adquirir aptidões de :

• identificação e descrição do aspeto anatómico normal e variantes.

O aluno deve adquirir competências de :

• Desenvolver a capacidade de reter e futuramente expandir os seus conhecimentos em anatomia.

• Descrever as estruturas anatómicas dos sistemas Abdomino-Pélvico, Nervoso Central e Pescoço assim como as suas relações anatómicas.

Inglês:

The student must acquire knowledge of:

• Descriptive and topographical anatomy in different anatomic planes.

• Normal human anatomy from the embryonic development to the elderly, distinguishing normal of its

variants.

• Description and location of the anatomical structures taught, according to the international anatomical

nomenclature.

• Generic features of Abdominal-Pelvic systems, Central Nervous and Neck.

The student must acquire skills:

• Identification and description of the normal anatomical aspect and variants.

The student must acquire comptences of:

• Develop the ability to retain and in the future expand your knowledge in anatomy.

• Describe the anatomical structures of Abdominal-Pelvic systems, Central Nervous and Neck as well as their

anatomical relations.

Programa

Português:

Abdomino-Pélvico:

– Cavidade abdominal, pélvis, períneo, vísceras abdominais e órgãos genitais (estruturas neurovasculares,

vascularizção, drenagem linfática e inervação).

Nervoso Central:

– Anatomia do encéfalo, mesencéfalo,  e espinal medula.

Pescoço:

– ossos, articulações, fascias, músculos (plano superficial e profundo) vascularização e inervação, vísceras do

pescoço, tiroide e paratiróides.

Anatomia vascular do esqueleto apendicular

Inglês:

Abdominal-Pelvic:

– Abdominal cavity, pelvis, perineum, abdominal viscera and genitals (neurovascular structures,

vascularization,

lymphatic drainage and innervation).

Central Nervous:

– Anatomy of the face and skull, brain, midbrain, meninges and spinal cord.

Neck:

– Bones, joints, fasciae, muscles (superficial and deep plan) vascularization and innervation, neck viscera,

thyroid and parathiroid

Vascular anatomy of the apendicular skeletal

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Português:

Referências primárias

Moore, KL, Dalley AF (2009). Clinically Oriented Anatomy . 7ª ED., Lippincott Williams & Wilkins Baltimore

Netter, FH (2010). Atlas of Human Anatomy. 5ª ED., Saunders .

Esperança Pina JA. (2010) 2ª Ed. Anatomia Humana da Locomoção, Lisboa. Lidel.

Williams, Peter L.; Warwick, Roger – Gray anatomia. Madrid [etc.]: Churchill Livingstone, cop. 1992. 2 vols.

ISBN

Referências secundárias

Sobotta J. Putz R., Pabst (2009) 14th Ed. Atlas of Anatomy of Human Anatomy (single vol). Churchill

Livingstone.

Inglês:

Primary references:

Moore, KL, Dalley AF (2009). Clinically Oriented Anatomy . 7ª ED., Lippincott Williams & Wilkins Baltimore

Netter, FH (2010). Atlas of Human Anatomy. 5ª ED., Saunders .

Esperança Pina JA. (2010) 2ª Ed. Anatomia Humana da Locomoção, Lisboa. Lidel.

Williams, Peter L.; Warwick, Roger – Gray anatomia. Madrid [etc.]: Churchill Livingstone, cop. 1992. 2 vols.

ISBN

Secondary reference:

Sobotta J. Putz R., Pabst (2009) 14th Ed. Atlas of Anatomy of Human Anatomy (single vol). Churchill

Livingstone.