Métodos de Ensino
A metodologia adotada é do tipo expositivo ativo, utilizando diapositivos, vídeos e publicações científicas, que serão disponibilizados aos alunos. A avaliação desta unidade curricular é realizada mediante uma prova escrita final que incide sobre os conteúdos programáticos lecionados nas aulas.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir conhecimento de:
Anatomia e histologia detalhadas dos Sistemas Nervoso e Cardiorrespiratório.
Mecanismos fisiológicos dos sistemas Nervoso e Cardiorrespiratório.
O aluno deve adquirir aptidões e competências em:
Identificação e descrição de estruturas anatómicas de acordo com a terminologia anatómica em vigor.
Correlação de estruturas anatómicas com a sua função.
Correlação anatomo-clínica na discussão de casos clínicos.
Discussão de diferentes patologias, compreendendo as suas bases anatómicas e fisiopatológicas, bem como as suas manifestações clínicas e achados laboratoriais.
Programa
Conceitos gerais de anatomia, histologia e embriologia do sistema nervoso.
Comunicação entre as principais estruturas do sistema nervoso e relação com outros sistemas.
Formação, reparação e modificação da comunicação neuronal em resposta a processos fisiológicos e patológicos.
Neurociência cognitiva: anatomia, padrões neurofisiológicos das funções cognitivas superiores e mecanismos de reabilitação cerebral.
Anatomia e histologia das principais estruturas do tórax.
Princípios do sistema cardiorrespiratório: da estrutura à função.
Conceitos de ventilação, difusão e perfusão.
Transporte de gases no sangue e equilíbrio ácido-base.
Regulação da ventilação pelo sistema nervoso central.
Alterações da ventilação em contextos fisiológicos e patológicos.
Ciclo cardíaco e sua regulação intrínseca e extrínseca.
Atualizações em fisiologia cardiorrespiratória: adaptação a diferentes contextos fisiológicos e patológicos.
Meios complementares de diagnóstico e farmacogenómica cardiovascular.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
– Hall, J. E., & Hall, M. E. (2020). Guyton and Hall textbook of medical physiology e-Book. Elsevier Health Sciences.
– Vanderah T.W., Gould D.J. (2015). Nolte’s The Human Brain: An Introduction to Its Functional Anatomy (7th edition). Elsevier.
– Purves D., et al (2012). Principles of Cognitive Neuroscience (2nd edition). Sinauer.
– Squire L.R., et al. (2012) Fundamental Neuroscience (4th edition). Academic Press.
– West J.B. (2011). Respiratory Physiology: The Essentials(9th Edition). Lippincott Williams & Wilkins.
– West J.B. (2012). Pulmonary Pathophysiology: The Essentials (8th Edition). Lippincott Williams & Wilkins.
-Zipes D., Libby P., Bonow R., Mann D., Tomaselli G. (2018). Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine (11th edition). Elsevier.
– Grippi, M. A., Elias, J. A., Fishman, J. A., Pack, A. I., Senior, R. M., & Kotloff, R. (2015). Fishman’s Pulmonary Diseases and Disorders (5th edition). McGraw-Hill Education.