Aplicações em Software 2

Conhecimentos de Base Recomendados

Esta unidade curricular constitui uma evolução na continuidade dos conhecimentos, competências e capacidade de desempenho adquiridas na disciplina de Aplicações em Software 1

Métodos de Ensino

Esta é uma unidade curricular de prática laboratorial, tendo em vista a aquisição por parte dos alunos de uma capacidade de desempenho e manipulação de ferramentas dedicadas. A cada conteúdo programático apresentado sucederá uma exploração prática, potenciando o conhecimento a partir da descoberta e manuseamento das ferramentas.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular constitui uma evolução na continuidade dos conhecimentos, competências e capacidade de desempenho adquiridas na disciplina de Aplicações em Software 1. Para além das competências adquiridas anteriormente – sustentadas por uma prática intensa, consistente e continuada, pretende-se que os alunos reforcem a sua capacidade de intervenção e análise das diversas situações, mas também a consolidação da sua autonomia, técnica e musical. Não obstante a faceta técnica e operacional, pretende-se que o aluno desenvolva a sua consciência técnica, criativa e de produção.

Programa

1. O ESTÚDIO VIRTUAL: GRAVAÇÃO, EDIÇÃO, MISTURA

A importância da planificação: a pré-produção

Captação em ambientes diversos: tipos de captação –  do som acústico à electrónica; sinais de micro versus sinais de linha

Simulação virtual de técnicas de gravação mono e stereo

Os efeitos e sua gestão: efeitos dinâmicos e de modulação

A edição áudio: critérios avançados

A mistura num ambiente DAW: a questão do headroom. Relação sinal-ruído

2. MIDI

Endereçamento e questões de linguagem; canais, modos de transmissão / recepção: omni, solo. Sistema exclusico e mensagens específicas; a linguagem hexadecimal; tipos de mensagens; MSB e LSB. Do Din 5 pinos ao USB

O protocolo MIDI e os instrumentos virtuais: gravação, reprodução e endereçamento de mensagens MIDI associadas a instrumentos virtuais.

Gravação áudio de instrumentos virtuais

3. SÍNTESE VIRTUAL

Síntese subtractiva: características e estrutura. Formas de funcionamento. Do analógico ao digital.

Síntese por amostra (sampler) e outras

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 80.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Approach to Professional Audio Recording, (6ª ed.), Londres, Focal Press, 2012, ISBN 978-0-240-82153-5

 BRICE, Richard; DAVIS, D.; DUNCAN, B.; HOOD, J.; …, Audio Engineering: Know It All, Oxford, Elsevier, 2008, ISBN: 978-1-85617-526-5

 COLLINS, Mike, Pro Tools 11, Music Production, Recording, Editing, and Mixing, Londres, Focal Press, 2014, ISBN 978-0-415-81459-1

 COUSINS, Mark; HEPWORTH-SAWYER, Russ, Practical Mastering: A Guide to Mastering in the Modern Studio, Londres, Focal Press, 2013, ISBN 978-0-240-52370-5

 EVEREST, F. Alton; POHLMANN, Ken, Master Handbook of Acoustics, (5ª ed.), Nova Iorque, McGrawHill, 2009, ISBN 978-0071603324

 HUBER, David M.; RUNSTEIN, Robert E. Modern Recording Techniques, (8ª ed.), Londres, Focal Press, 2013, ISBN 978-0-240-82157-3

 MOYLAN, William, Understanding and Crafting the Mix: The Art of Recording, (3ª ed.), Londres, Focal Press, 2014, ISBN 978-0-415-84281-5