Conhecimentos de Base Recomendados
Esta unidade curricular constitui uma evolução na continuidade dos conhecimentos, competências e capacidade de desempenho adquiridas na disciplina de Aplicações em Software 1
Métodos de Ensino
Esta é uma unidade curricular de prática laboratorial, tendo em vista a aquisição por parte dos alunos de uma capacidade de desempenho e manipulação de ferramentas dedicadas. A cada conteúdo programático apresentado sucederá uma exploração prática, potenciando o conhecimento a partir da descoberta e manuseamento das ferramentas.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular constitui uma evolução na continuidade dos conhecimentos, competências e capacidade de desempenho adquiridas na disciplina de Aplicações em Software 1. Para além das competências adquiridas anteriormente – sustentadas por uma prática intensa, consistente e continuada, pretende-se que os alunos reforcem a sua capacidade de intervenção e análise das diversas situações, mas também a consolidação da sua autonomia, técnica e musical. Não obstante a faceta técnica e operacional, pretende-se que o aluno desenvolva a sua consciência técnica, criativa e de produção.
Programa
1. O ESTÚDIO VIRTUAL: GRAVAÇÃO, EDIÇÃO, MISTURA
A importância da planificação: a pré-produção
Captação em ambientes diversos: tipos de captação – do som acústico à electrónica; sinais de micro versus sinais de linha
Simulação virtual de técnicas de gravação mono e stereo
Os efeitos e sua gestão: efeitos dinâmicos e de modulação
A edição áudio: critérios avançados
A mistura num ambiente DAW: a questão do headroom. Relação sinal-ruído
2. MIDI
Endereçamento e questões de linguagem; canais, modos de transmissão / recepção: omni, solo. Sistema exclusico e mensagens específicas; a linguagem hexadecimal; tipos de mensagens; MSB e LSB. Do Din 5 pinos ao USB
O protocolo MIDI e os instrumentos virtuais: gravação, reprodução e endereçamento de mensagens MIDI associadas a instrumentos virtuais.
Gravação áudio de instrumentos virtuais
3. SÍNTESE VIRTUAL
Síntese subtractiva: características e estrutura. Formas de funcionamento. Do analógico ao digital.
Síntese por amostra (sampler) e outras
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 80.0%
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Approach to Professional Audio Recording, (6ª ed.), Londres, Focal Press, 2012, ISBN 978-0-240-82153-5
BRICE, Richard; DAVIS, D.; DUNCAN, B.; HOOD, J.; …, Audio Engineering: Know It All, Oxford, Elsevier, 2008, ISBN: 978-1-85617-526-5
COLLINS, Mike, Pro Tools 11, Music Production, Recording, Editing, and Mixing, Londres, Focal Press, 2014, ISBN 978-0-415-81459-1
COUSINS, Mark; HEPWORTH-SAWYER, Russ, Practical Mastering: A Guide to Mastering in the Modern Studio, Londres, Focal Press, 2013, ISBN 978-0-240-52370-5
EVEREST, F. Alton; POHLMANN, Ken, Master Handbook of Acoustics, (5ª ed.), Nova Iorque, McGrawHill, 2009, ISBN 978-0071603324
HUBER, David M.; RUNSTEIN, Robert E. Modern Recording Techniques, (8ª ed.), Londres, Focal Press, 2013, ISBN 978-0-240-82157-3
MOYLAN, William, Understanding and Crafting the Mix: The Art of Recording, (3ª ed.), Londres, Focal Press, 2014, ISBN 978-0-415-84281-5