Conhecimentos de Base Recomendados
Não há conhecimentos base recomendados.
Métodos de Ensino
As aulas são de exposição dos conteúdos programáticos seguida da resolução de exercícios práticos de simulação de situações reais. Análise e discussão dos exercícios práticos.
Os conhecimentos dos alunos serão avaliados através da realização de um exame envolvendo a aplicação prática dos conteúdos programáticos, em computador e utilizando a folha de cálculo Microsoft Excel 2016.
Resultados de Aprendizagem
A Folha de Cálculo, em particular o Microsoft Excel, é uma das ferramentas mais utilizadas no meio empresarial. A sua correta e avançada utilização permite simplificar e acelerar a maioria das tarefas repetitivas, otimizando o desempenho dos colaboradores e reduzindo os custos associados.
A Unidade Curricular Aplicações Informáticas foi desenvolvida com o objetivo de proporcionar aos alunos a aquisição de competências avançadas na utilização da folha de cálculo Microsoft Excel, dotando-os com as competências necessárias exigidas no mercado de trabalho na área da gestão e similares.
Mais especificamente, a aquisição de conhecimento e compreensão de fórmulas com funções simples; gestão de filtros automáticos e avançados; elaboração de gráficos e tabelas dinâmicas sobre bases de dados; compreender e utilizar funções mais específicas – funções estatísticas, funções de bases de dados, funções data e hora e funções financeiras – e dominar os aspetos relativos à modelização de problemas de investigação operacional e utilização das Ferramentas Atingir Objetivo e Solver para a sua resolução.
Programa
- Introdução à folha de cálculo Microsoft Excel
- 1 O ambiente de trabalho
1.2 Conceito de célula, folha e livro
1.3 Operações simples de selecionar, copiar, colar, cortar, guardar, guardar como
1.4 Operações com folhas – inserir, alterar o nome, eliminar e selecionar
1.5 Selecionar, Inserir, eliminar e alterar tamanho de linhas e colunas
1.6 Formatação manual e Condicional
1.5 Preparação e impressão de livros, folhas ou áreas selecionadas
2. Fórmulas simples com funções
2.1. Conceito de referência e valor
2.2. Referências relativas, absolutas e mistas
2.3. Gestor de Nomes
2.4. Funções Matemáticas: SOMA, SOMARPRODUTO, ARRED, ARRED.PARA.CIMA, ARRED.PARA.BAIXO, SOMA.SE, LOG
2.5. Funções Estatísticas: MÀXIMO, MÍNIMO, MAIOR, MENOR, MÉDIA, CONTAR, CONTAR.VAL, CONTAR.SE
2.6. Funções de pesquisa e referência: PROCV, PROCH
2.7. Funções lógicas: SE, E, OU
2.8. Interpretar mensagens de erro e informação
2.9. Formatação condicional
3. Representação e interpretação de dados através de elementos gráficos
3.1. Criar e formatar diferentes tipos de gráficos
3.2. Selecionar o gráfico mais adequado a cada situação
3.3. Identificar graficamente as soluções de cada situação
4. Fórmulas Específicas
4.1. Funções Estatísticas: MODO.SIMPLES, MED, QUARTIL.INC, QUARTIL.EXC, PERCENTIL.INC, PERCENTIL.EXC, VAR.S, VAR.P, DESVPAD.S, DESVPAD.P, COVARIÂNCIA.S, COVARIÂNCIA.P, CORREL, CONTAR.VAZIO, FREQUÊNCIA
4.2. Funções financeiras: AMORT, AMORTD, PGTO, TAXA, NPER, VA, VF, PPGTO, IPGTO, VAL, TIR, XTIR, EFETIV
5. Bases de Dados
5.1. Conceito de Base de Dados, domínio, atributo e elemento da base de dados
5.2. Ordenação de bases de dados
5.3. Filtros Automático e Avançado
5.4. Funções de Bases de Dados: BDOBTER, BDCONTAR, BDCONTAR.VAL, BDSOMA, BDMÉDIA, BDMÁX, BDMIN
6. Tabelas e gráficos Dinâmicos
6.1. Criação e formatação de tabelas dinâmicas
6.2. Campos, filtros e personalização de dados
6.3. Criação de gráficos dinâmicos
6.4. Elementos e opções dos gráficos dinâmicos
7. Datas e Horas no Microsoft Excel
7.1. Conceito de data e hora no Microsoft Excel
7.2. Operações elementares com datas e horas
7.3. Funções Data e Hora: HOJE, AGORA, ANO, MÊS, DIA, DATA, DIATRABALHOTOTAL, DIATRABALHO, DIA.SEMANA, NÚMSEMANA
8. Programação Linear
8.1. Interpretação e criação de um modelo para um problema apresentado
8.2. Testar e corrigir o modelo obtido
8.3. Utilizar as ferramentas Atingir Objetivo e Solver para obter a solução
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia