Armazenamento, Logística e Distribuição Alimentar

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos estudantes, o processo de ensino aprendizagem assenta. No desenvolvimento da componente teórica com recurso ao método expositivo, complementada com componente prática recorrendo a estratégias de exposição participada, estudo de casos e exemplos práticos.

Resultados de Aprendizagem

Conhece e aplica as principais metodologias de armazenamento de produtos alimentares e reconhece a importância dos mesmos na garantia da qualidade e segurança dos produtos. De uma forma sistémica serão explorados os principais conceitos associados às cadeias de distribuição, comércio e logística até à forma de gerir o valor da informação na cadeia e como suportar a tomada de decisão ao longo do sistema logístico de qualquer organização.

Programa

1. Principais metodologias de armazenamento de produtos alimentares: -Armazenagem em condições de temperatura ambiente; -Armazenagem em frio (refrigeração e congelação); -Armazenagem em atmosfera modificada/controlada; -Gestão do armazenamento 2. Conceitos básicos da logística e os seus atributos: – Interligação do conceito de logística com as restantes áreas funcionais – Descrição dos principais movimentos colaborativos -Identificação do conceito de e-fulfilment – Identificação e interpretação dos principais custos financeiros logísticos. 3.Conceitos básicos dos canais de distribuição: – Identificação das funções da distribuição alimentar; – Nomenclatura dos canais de distribuição e do comércio; – Identificação das diferentes formas de comércio e as suas estratégias; – Identificação dos aspetos distintivos dos principais modelos de evolução dos canais de distribuição.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

RITSON C., ALBISU L.M. (1997). Agro food marketing. D. I. Cambridge, CAB International e CIHEAM. CARVALHO J. (1993), Logística comercial. Lisboa: Texto Editora. FILSER M. (1986). Canaux de distribution: description, analyse, gestion, 1.ª Ed.. Paris, Vuibert gestion. CARVALHO J. DIAS E. (2004). Estratégias Logísticas: Como servir o cliente a baixo custo. Lisboa: Edições SÍLABO. FILSER M. (1986). Canaux de distribution: description, analyse, gestion. Paris : Vuibert gestion 1.ª Ed. INZA A. (2006). Manual básico de Logística integral. Diaz dos Santos. Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição: http://www.aped.pt/ Kent Business School: http://www.kent.ac.uk/kbs/cscr/food.htm