Arte e Novos Media

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

6.1- As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão na seguinte estratégia pedagógica:

– Exposição oral centrada nos conteúdos previstos;
– Estudo e apresentação de obras/produções; desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.

6.2- MÉTODO DE AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO CONTÍNUA
– Participação presencial – peso de 10% na avaliação global;
– Trabalhos práticos – peso de 90% na avaliação global.

EXAME
– Capacidade de comunicação de ideias – peso de 30% na avaliação global do exame;
– Componente Prática – peso de 70% na avaliação global do exame.

 

Resultados de Aprendizagem

3.1- Concepção de novos media em contextos expressivos.
3.2- Desenvolver competências na prática artística multidisciplinar.
3.3- Teoria da imagem em movimento- noções de luz, tempo, espaço, cenografia, som, narrativa, coreografia.
3.4- Criação de ambientes sensoriais e instalações interativas- utilização de tecnologias 2D/3D, realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista.
3.5- Estudo do design de som e a sua importância na envolvência e na imersão- noções de harmonia, melodia, ritmo.
3.6- Noções de performance expandida: cruzamento de corpo e tecnologia.
3.7- Aplicar competências em práticas de envolvência e participação de públicos relacionando-as e adequando-as a diferentes metodologias projectuais.

Programa

4.1- Relação da Arte e Tecnologia.
4.2- Planeamento e desenvolvimento de projetos.
4.3- Teoria da imagem em movimento: noções de luz, tempo, espaço, cenografia, som, narrativa, coreografia.
4.4- Conceitos e tecnologias 2D/3D, realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista: criação de ambientes sensoriais e instalações interativas.
4.5- Aplicação de noções de harmonia, melodia e ritmo, a programas audiovisuais.
4.6- Noções de performance expandida: cruzamento de corpo e tecnologia.
4.7- Análise crítica e reflexiva no projeto de programas artísticos multidisciplinares.

 

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Capacidade de comunicação de ideias - 30.0%
  • - Componente Prática - 70.0%
Avaliação contínua
  • - - Trabalhos práticos - 90.0%
  • - - Participação presencial - 10.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Ascott, R. (2007). Telematic Embrace: Visionary Theories of Art, Technology and Consciousness, Univ. of California Press.
Audiovisuology Compendium: See this Sound – An Interdisciplinary Survey of Audiovisual Culture. (2010). Edited by Dieter Daniels and Sandra Nauman, Walther König.
Goldberg, R. (2018). Performance Now: Live Art for the Twenty-First Century, Thames & Hudson.
Grau, O. (2003). Virtual Art: From Illusion to Immersion, MA, MIT.
Leonardo Electronic Almanac – https://www.leoalmanac.org
Manovich, L. (2001), The Language of New Media, Mass, MIT Press.
Paul, C. (2015). Digital Art, Thames & Hudson.
Popper, F. (1997). Art of the Electronic Age, Thames & Hudson.
Rush, M. (1999). New Media in late 20th-century art, Thames & Hudson.
Shanken, E. (2009), Art and Electronic Media, Phaidon.