Atelier de Introdução ao Marketing

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso a:

i) sessões teóricas expositivas (introdutórias),

ii) sessões práticas de análise e discussão de casos bem como de aplicação em contexto de aula;

 

Avaliação contínua:

– 1 trabalho de grupo – 50%  (nota mínima 9,5)

– Uma prova individual – 50% (nota mínima 7,5).

Avaliação por exame:

– 1 prova individual – 50% (nota mínima de 7, 5)

– 1 trabalho individual (50%). Este trabalho terá que ser prévia e obrigatoriamente discutido com o docente.

Importante: Os grupos de trabalho têm que ser formados nas duas primeiras semanas do semestre, com o mínimo de 2 pessoas e o máximo 6. O não cumprimento desta regra implica ir para avaliação por exame.

Resultados de Aprendizagem

– Conhecer e compreender os conceitos do Marketing,
– Identificar as características de um produto, o seu ciclo de vida e os serviços associados ao mesmo,
– Calcular custos e preços, a aferir o impacto da procura e da oferta na definição de preços,
– Identificar os canais de distribuição ao nível da sua profundidade e forma de organização,
– Identificar a as variáveis disponíveis para a elaboração das diferentes etapas de uma estratégia de comunicação e forma e aferir as condições da sua eficácia.

Programa

1. Introdução e enquadramento do Marketing

2. Conceitos Chave do Marketing

3. Marketing de estudo

4. Marketing Estratégico

5. Novas tendências de Marketing

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Frequência - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Dionísio, P.; Rodrigues, J: V.; Faria, H.; Canhoto, R. & Nunes, R: C. (2009). B-Mercator: Blended Marketing, D. Quixote.

Ferrel, O.C.; & Hartline, M. D., (2005). Estratégia De Marketing. Thomson.

Helfer, J.P., J. Orsoni (1996). Marketing. Sílabo.

Lindon, D.; Lendrevie, J.; Lévy, J; Dionísio, P.; & Rodrigues, J. V. (2011). Mercator XXI : teoria e prática do marketing. 14ª edição. D. Quixote.

Kotler, P. (2013). Marketing para o século XXI. 7ª edição. Presença.

Kotler, P. (1998), Administração de Marketing, Editora Atlas, São Paulo 9ª Ed..