Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Dado o carácter oficinal da unidade curricular, será utilizado, sobretudo, o método ativo. Modalidades de avaliação: 1. Avaliação contínua: entrega de três peças áudio, com execução maioritariamente em aula, que corresponderão a 100% da nota final. 2. Avaliação por exame final: Realização/edição de uma peça áudio, com o mínimo de sete minutos, que corresponderá a 100% da nota final.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que, no final, os discentes estejam aptos a realizar e a produzir uma peça áudio para o universo radiofónico.
Programa
1. Introdução – O universo sonoro
2. Pré-produção – A dimensão áudio na rádio
3. Realização – Captação e gravação sonora
4. Pós-produção – Edição
5. Conclusão – Audição crítica
Métodos de Avaliação
- - entrega de três peças áudio, com execução maioritariamente em aula - 100.0%
- - Realização/edição de uma peça áudio, com o mínimo de sete minutos - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Arnheim, A. (1980). Estética radiofónica. Gustavo Gili.
Corey, J. (2013). Audio Production and Critical Listening: Technical Ear. Focal Press.
Crook, T. (2002). Radio Drama. Routledge.
Crook, T. (2012). The sound handbook. Routledge.
Dowsett, P. (2016). Audio production tips: getting the sound right at the scource. Focal Press.
Marques, M. P. (2014). Sistemas e técnicas de produção áudio. FCA Editora.
Mcleish, R. (2010). Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofónica. Summus Editorial.
Ong, W. (1982). Orality and literacy – the technologizing of the world. Methuen.
Prado, M. (2006). Produção de rádio: um manual prático. Elsevier.
Reis, A. I. (2015). O áudio nas cibernotícias das rádios. Média XXI.
Rose, J. (2015). Producing great sound for film and vídeo: expert tips from preproduction to final mix. Focal Press.