Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A exposição teórica dos conceitos e técnicas de pesquisa, recolha, selecção e tratamento de informação será articulada com a análise de textos e trabalhos jornalísticos que estimulem a capacidade de reflexão sobre o exercício da informação e as melhores práticas na profissão jornalística. A unidade curricular assume um carácter introdutório ao exercício do jornalismo e da possibilidade de participação dos estudantes em Projectos colaborativos em curso no âmbito da licenciatura em Comunicação Social.
Segundo o Regime de Avaliação Contínua, a aprendizagem será avaliada através da prestação individual do estudante em sala de aula (50%) e a sua participação no(s) trabalho(s) de grupo previsto(s) no semestre (50%).
Segundo o Regime de Avaliação por Exame Final, os alunos deverão inscrever-se para o momento avaliativo por exame nas datas previstas para o efeito e seguindo as regras fixadas pela ESEC.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular representa a iniciação dos alunos com as técnicas de recolha, seleção, hierarquização e redação de informação. Pretende-se que, no final do semestre, os alunos dominem as principais técnicas de produção jornalística, sendo capazes de recolher e tratar informação, redigir textos para publicações jornalísticas, titular e legendar.
Programa
I. Pesquisa, recolha, seleção e tratamento de informação
I.1. O trabalho com as fontes pessoais: agenda de contactos; entrevista prospetiva; “ronda”; media events e conferência de imprensa.
I.2. As fontes documentais: revista de imprensa; press release; despacho de agência; blogs, wikis e outros recursos on-line; bancos de dados, arquivos e bibliotecas.
I.3. Incluir, excluir e hierarquizar informação.
II. Redacção informativa
II.1. Princípios fundamentais da escrita jornalística. Clareza, simplicidade, precisão, concisão, veracidade.
II.2. Os factos, as interpretações e as opiniões.
II.3. Livros de estilo, linhas editoriais e tipo de publicações.
II.4. A atribuição às fontes e formas de citação, a observância do código deontológico na identificação dos atores noticiosos.
II.5. Titulação, lead e corpo do texto noticioso.
II.6. Articulação texto-infografia. Legendagem.
II.7. Prática de redacção informativa.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Participação nos trabalhos de grupo ao longo do semestre - 50.0%
- - Prestação Individual em sala de aula - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
AAVV (1998). Livro de Estilo. Lisboa: Público.
Boucher, J-D. (1994). A Reportagem Escrita. Mem Martins: Editorial Inquérito.
Gradim, Anabela (2000), Manual de Jornalismo, Covilhã: Universidade da Beira Interior.
Martínez Albertos, J. L. (1997). Curso general de redaccion periodistica: lenguaje, estilos y géneros periodísticos en prensa, radio, televisión y cine. Madrid: Paraninfo.
Rebelo, J. (2000). O Discurso do Jornal – o como e o porquê. Lisboa: Editorial Notícias.
Ricardo, D. (2003). Ainda Bem Que Me Pergunta: manual de escrita jornalística Lisboa: Editorial Notícias.
Sousa, J.P. (2005). Elementos de Jornalismo Impresso. Florianópolis: Letras Contemporâneas.
Traquina, N. (2002). O que é Jornalismo. Lisboa: Quimera.