Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Nas sessões teóricas promove-se o desenvolvimento dos conteúdos com recurso a fontes documentais específicas, bem como à análise e discussão de referenciais estratégicos, a mobilizar na realização de teste escrito (A). Em sessões teórico-práticas, incentivam-se pesquisas documentais, recolha de dados e sua análise de forma a que o/a estudante seja elemento ativo no processo de aprendizagem. Baseado no levantamento de informação, observação de factos em contextos reais, e reconhecimento de necessidades das populações, promove-se a elaboração de um projeto de intervenção, fundamentado, resultando um registo escrito e uma defesa oral (B), usados na avaliação. No regime de avaliação contínua consideram-se os elementos expostos de acordo com a seguinte ponderação [Classificação=(0,5*A)+(0,5 *B)]. A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e/ou oral.
Resultados de Aprendizagem
1. Identificar comportamentos e hábitos de vida favoráveis ou desfavoráveis à Saúde.
2. Atender aos principais referenciais estratégicos de promoção da atividade física oriundos dos setores da saúde e do desporto.
3. Reconhecer a importância da nutrição na atividade física/desporto e seu impacte na saúde de profissionais e/ou pessoas fisicamente ativas.
4. Reconhecer os benefícios da atividade física na prevenção de patologias do foro cardiovascular, metabólico e osteoarticular.
5. Reconhecer a função do/a futuro/a profissional de Desporto e Lazer na promoção da Saúde em grupos populacionais distintos.
Programa
1. Conceito(s) de atividade física, saúde e qualidade de vida
2. Promoção da saúde pela prática de atividade física e de hábitos de vida saudáveis
3. Programas nacionais e internacionais de promoção da atividade física, oriundos dos setores da saúde e do desporto
4. Nutrição na promoção da saúde, atividade física/desporto
5. Quadros epidemiológicos associados à carência de atividade física
6. Benefícios da atividade física na prevenção de patologias do foro cardiovascular, metabólico e osteoarticular
7. Atividade física e a prática desportiva, em populações especiais e/ao longo da vida.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Frequência - 50.0%
- - Projecto - 50.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bushman, B. (2011). Complete guide to fitnesss & health. Physical activity and nutrition guidelines for every age. American College of Sports Medicine.
Fernandez, D., Saínz, G. & Garzon C. (2002). Treinamento físico-desportivo e alimentação: da infância à idade adulta. Artmed.
Loureiro, I. & Miranda, N. (2020). Promover a Saúde. Dos Fundamentos à ação. 3ªed. Almedina.
Loureiro, N; Calmeiro, L.; Marques, A.; Gomez-Baya, D.; Gaspar de Matos, M. (2021). The Role of Blue and Green Exercise in Planetary Health and Well-Being. Sustainability, 13, 10829.
Mota, J. & Sallis, J. (2001). Atividade Física e Saúde. Fatores de Influência da Atividade física nas Crianças e nos Adolescentes. Campo do Desporto.
Pereira, O. B., & Simões de Carvalho, G. (2006). Atividade Física, Saúde e Lazer. A Infância e Estilos de Vida Saudáveis. Lidel- Edições Técnicas.
WHO. (2020). WHO guidelines on physical activity and sedentary behaviour. World Health Organization.