Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Sendo uma disciplina de carácter essencialmente prático as suas metodologias de ensino também serão neste sentido sendo que todos os assuntos tratados serão apresentados como um exercício real explicado e resolvido na aula seguido de um exercício semelhante para ser resolvido individualmente por cada aluno. Desta forma os alunos poderão não só aplicar os conhecimentos adquiridos imediatamente após a exposição dos mesmos e ser avaliados de forma contínua e individualizada por cada conteúdo apresentado.
Critérios de Avaliação
– 30% Avaliação contínua (assiduidade, pontualidade, prestação nas aulas)
– 50% Trabalhos individuais:
– Concepção de um Rider técnico.
– Criação de uma sessão para mistura de frente.
– Criação de uma sessão para mistura de monitores.
– Criação de uma sessão para mistura Frente e monitores em simultâneo.
-20% Trabalho de Grupo – Captação de um ensemble
Resultados de Aprendizagem
Os objectivos desta unidade curricular são:
a) Analisar, gerir e resolver as necessidades técnicas apresentadas num rider técnico.
b) Saber interpretar as necessidades de um projecto de forma a conseguir conceber um Rider técnico para o mesmo.
c) Compreender toda a montagem de um palco e sistemas sonoros que a ele pertencem.
d) Preparação de sistemas para FOH e MON.
e) Montagem e calibração de um sistema de som.
f) Domino de plataformas digitais de edição de Áudio (Digital Audio Workstations)
Programa
1.Riders Técnicos: Leitura, análise e implementação de riders técnicos.Compreensão das necessidades de um projecto e criação de riders que cubram essas necessidades.
2.DAW´s: Aprofundamento dos conhecimentos e capacidades no manuseamento de DAW´s e das suas aplicações práticas no ambiente do espetáculo. Introdução à incorporação de sistemas com DSP´s externos à superfície de mistura em mesas digitais e analógicas.
3. Sistemas sonoros num Palco: Domínio sobre os vários componentes de um (PA, Subs, Frontfill, Outfill, Delays, Sidefill, Drumfill, monitores e IEM´s). Introdução à configuração de sistemas de microfones e escuta por radiofrequência.
4. Sistemas FOH/MON: Configuração da plataforma de trabalho com vista a realizar misturas para “Frente de casa” ou monitores
Métodos de Avaliação
- - Assiduidade, pontualidade, prestação nas aulas - 30.0%
- - Trabalhos individuais - 50.0%
- - Trabalho de grupo - 20.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bartlett, B., & Bartlett, J. (2013). Practical recording techniques. Elsevier. Biederman, R., & Pattison, P. (2014). Basic live sound reinforcement: A practical guide for starting live audio. Focal Press, Taylor &
Francis Group.
Collins, M. (2014). Pro tools 11: Music production, recording, editing, and mixing. Focal Press.
Corey, J. (2010). Audio production and critical listening: Technical ear training. Focal Press.
David Miles Huber, & Runstein, R. E. (2014). Modern recording techniques. Focal Press.
Everest, F. A., & Pohlmann, K. (2021). Master handbook of acoustics (7th ed). McGraw-Hill.
Moylan, W. (2015). Understanding and crafting the mix: The art of recording. Focal Fress, Taylor & Francis Group.
Rayburn, R., & Eargle, J. (2012). Eargle’s microphone book: From mono to stereo to surround: A guide to microphone design and application. Focal Press.
Self, D. (2009). Audio engineering. Newness/Elsevier.
Fonseca, N. (2007). Introdução à Engenharia de Som. Ed FCA