Audiologia Clínica I

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se que os alunos já tenham adquiridos conhecimentos anatomo-fisiológicos sobre o funcionamento do sistema auditivo.

Métodos de Ensino

 Aulas PL em laboratório onde se pretende que os alunos adquiram os conhecimentos das técnicas e metodologias de teste lecionadas.

Resolução de exercícios durante as aulas T/P e discussão de casos clínicos.

Aulas expositivas e práticas (aplicação dos diferentes conhecimentos entre os discentes).

Avaliação contínua com a realização de fichas de exercícios;
Monitorização dos conhecimentos adquiridos através das aulas práticas;
Atendimento aos alunos nos gabinetes das docentes.
Discussão, durante a lecionação das aulas, das dúvidas apresentadas durante as aulas PL e T/P.

Possibilidade de aulas online até 20%.

Resultados de Aprendizagem

– Adquirir os conceitos necessários à compreensão do processamento da informação auditiva.
– Identificar a prevalência e incidência da perda auditiva compreendendo o impacto das alterações auditivas na vida dos indivíduos, diferenciando por idades.
– Identificar os métodos adequados à avaliação do sistema auditivo, de acordo com as estruturas avaliadas, tendo em conta as funções e objetivos da avaliação.
– Identificar e analisar os tipos e graus de perda auditiva, conhecendo os símbolos, e métodos de realização do audiograma tonal simples (sem mascaramento).
– Interpretar e perceber a relevância clínica da Impedância, compreendendo o papel do ouvido médio no processo auditivo e as suas funções relacionadas com habilidades do processamento da informação.
– Identificar o ATS de altas frequências como um complemento à informação auditiva obtida pelo audiograma tonal simples e compreendendo o seu papel na monitorização e identificação precoce de alterações cocleares.

Programa

– Apresentação e marcação das datas da avaliações. (2h)

– Prevalência e impacto da Perda Auditiva desde o nascimento até à velhice. (2h)

– Audiometria Tonal Simples: Noção de limiar auditivo. (2h)

– Avaliação do sistema Auditivo: Vias de condução do som: Óssea e aérea. Ambientes acústicos isolados. (2h)

– Tipos, componentes e transdutores dos Audiómetros. (2h)

– Audiometria Tonal Simples: Cálculo do Limiar Auditivo – Técnicas de Carhart-Jerger e guidelines ANSI 2004 e 2005. (2h)

– Tipo e grau de hipoacúsia – BIAP, 1997. (2h)

– Otoscopia. (2h)

– Impedância: Noções de Imitância, Admitância e Impedância Acústica Acústica. (2h)

– Noção de Reflexos Acústicos. Provas de Função tubária. (2h)

– Alterações mais prováveis dos reflexos acústicos para os diferentes tipos de patologia e graus de perda auditiva. (2h)

– Audiometria de altas frequências. Perda auditiva não orgânica e estratégias de teste. Teste de Stenger. (1h)

– Exposição ao ruído. Caracterização e definição dos tipos de ruído. Perda auditiva por exposição ao ruído. (2h)

– Ficha de exercícios e resolução. (2h)

Avaliação e aula de dúvidas. (3h)

Aulas PL: Aplicação das técnicas lecionadas na T/P. Os alunos serão divididos em  grupos.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Principal:

Bess, Fred, H. Humes, Larry (2008). Audiology: the fundamentals (4a ed.). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
Gelfand, S. (2016). Essentials of Audiology (4rd Ed.). New York: Thieme Medical Publishers, Inc.
Katz, J. (2014). Handbook of clinical audiology (7th ed.). Philadelphia: Lippincott Williams and Wilkins.
Kramer, S., & Brown, D. K. (2018). Audiology: Science to Practice, Third Edition. Plural Publishing, Incorporated.

Bibliografia secundária:

Kramer, Steven; Guhrie, Lesli (2008). Audiology workbook. San Diego: Plural Publishing
Reis, J.L. (2002). Surdez, Diagnostico E Reabilitação. Lisboa: Servier.
Ruah, S.; Ruah, C.B. (1998). Manual De Otorrinolaringologia. Lisboa: Roche.
Valente, M.; Hosford-Dunn; H. e Roeser. R. (2007). Audiology – Diagnosis. (2ª Ed.) NY:Thieme Medical Publishers, Inc.
Yost, W. (2014). Fundamentals of Hearing: An Introduction. (5th ed.) Cambridge, Massachusetts:Academic Press, Elsevier, Inc.