Audiologia Clínica II

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se que o aluno já tenha adquirido noções de anatomia e fisiologia, em unidades curriculares de
anos anteriores no plano de estudos do curso de Audiologia, por forma a ser possível acompanhar a
lecionação das diversas matérias, onde para a compreensão das técnicas utilizadas, é necessário
compreender a anatomia e fisiologia subjacente na metodologia de avaliação. É também relevante o aluno já ter frequentado a unidade curricular de Audiologia Clinica I.

Métodos de Ensino

 

Aulas expositivas e práticas (aplicação dos diferentes conhecimentos adquiridos no Laboratório de Audiologia), onde se pretende que os alunos adquiram os conhecimentos das técnicas e metodologias de teste lecionadas na componente TP.

O desempenho do aluno ao longo das aulas e a sua presença assídua, será avaliada pelo docente que o acompanha, contabilizando 20% para a nota da avaliação da componente PL, na avaliação continua.

Aulas práticas em contexto hospitalar

Realização de fichas de exercícios .

Resolução de exercícios práticos durante as aulas T/P , com pequenos trabalhos em grupo de análise e relacionamento de casos clínicos.

Monitorização dos conhecimentos adquiridos através das aulas práticas;

Atendimento aos alunos nos gabinetes das docentes.

Discussão, durante a lecionação das aulas, das dúvidas apresentadas durante as aulas PL e T/P.

 Possibilidade de aulas online até 20%.

Resultados de Aprendizagem

Compreender a importância da análise dos mecanismos sensorial e condutivo na realização do ATS – A Importância do mascaramento;
Perceber a importância do processo auditivo na fala e a identificar os diversos métodos de avaliação da perceção da fala, adequando-os de acordo com parâmetros como idade, condições técnicas e comportamentais.
Identificar as estruturas e mecanismos envolvidos no processo da geração das Otoemissões Acústicas (OEA).
Identificar os diversos métodos supraliminares de identificação do local da lesão, compreendendo as vantagens e desvantagens da sua utilização.
Relacionar e compreender as alterações no processamento da informação auditiva, localizando os possíveis locais da lesão através da interpretação dos resultados obtidos nas diversas provas.
Perceber clinicamente a relevância dessas alterações, através do estudo de casos clínicos.

Programa

– Apresentação e marcação das datas de avaliação. (2h)

1. Mascaramento (8h)

– A necessidade clínica do mascaramento.
– Alterações dos limiares – Curvas fantasma.
– Regras de mascaramento para a via aérea e para a via óssea. 

2. Acufenos (2h)

– Definição de Acufenos.

– Classificação e Etiologia dos Acufenos.

– Métodos de realização da acufenometria de acordo com a unilateralidade ou bilateralidade. 

3. Audiometria vocal (8h)

Objetivos da avaliação e fatores principais a ter em conta. Aplicações Clínicas. 

4. Otoemissões Acústicas (8h)

– Tipos de Otoemissões – Evocadas e espontâneas. Aplicações clínicas.
– Otoemissões por Supressão. Importância clínica do estudo do sistema eferente. Aplicações clínicas.

 5. Testes Supraliminares. (5 horas)
– Avaliação comportamental do local da lesão 
– Testes de avaliação da função coclear e retrococlear

6. Casos Clínicos. (5h)

– Análise dos resultados obtidos nos diversos testes de acordo com as diversas patologias.

– Discussão da abordagem a efetuar em cada situação clínica e possíveis dificuldades.

7. Fichas de Exercícios (4h)

8. Esclarecimento de dúvidas, e avaliação T/P (3 Horas) .  

Aulas PL: Aplicação das metodologias de teste lecionadas. Os alunos serão divididos em grupos PL com um esquema de aulas rotatório por forma a frequentarem o ambiente hospitalar.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Principal:

Bess, Fred, H. Humes, Larry (2008). Audiology: the fundamentals (4a ed.). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
Gelfand, S. (2016). Essentials of Audiology (4rd Ed.). New York: Thieme Medical Publishers, Inc.
Hall, James. W. (2000). Handbook of Otoacoustic Emissions. Canada: Singular Publish Group – Thompson Learning.
Hall, James W. III, De Wet Swanepoel. (2010) Objective assessment of hearing. San Diego ; Oxford : Plural Publishing.
Katz, J. (2014). Handbook of clinical audiology (7th ed.). Philadelphia: Lippincott Williams and Wilkins.
Kramer, S., & Brown, D. K. (2018). Audiology: Science to Practice, Third Edition. Plural Publishing, Incorporated.
Robinette, M; Glattket, T. (2007). Otoacoustic Emissions, Clinical Aplications. New York: Thieme Medical Publishers, Inc.
Yost, W. (2014). Fundamentals of Hearing: An Introduction. (5th ed.) Cambridge, Massachusetts: Academic Press, Elsevier, Inc.