Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimento da anatomofisiologia da audição. Conhecimento das patologias que podem alterar o normal funcionamento do ouvido humano e quais as suas manifestações clinicas.
Métodos de Ensino
As aulas práticas consistirão na apresentação de casos clínicos em que será feita revisão dos conhecimentos adquiridos sobre a anatomia e fisiologia do sistema auditivo sem patologia, serão utilizados plataformas de simulação, de modo a que o aluno seja confrontado com os resultados audiológicos esperados de acordo com as diversas patologias abordadas. Serão apresentados diversos casos clínicos que representam as diversas possíveis alterações do sistema audio-vestibular e será solicitada aos alunos a discussão desses casos com recurso aos conhecimentos anteriormente assimilados. Monitorização dos conhecimentos adquiridos através das aulas práticas. Possibilidade de aulas online até 20%.
Resultados de Aprendizagem
Identifique uma variedade de alterações do ouvido externo, ouvido médio, ouvido interno e 8º nervo craniano. Descreva as características físicas, as queixas do paciente, os resultados audiológicos e as opções de tratamento para uma variedade de distúrbios auditivos. Entenda como os resultados audiométricos ajudam nos diagnósticos diferenciais de alterações auditivas comuns, e a importância dos métodos de mascaramento na obtenção desses resultados.
Combine alterações auditivas com tipos de perda auditiva. Relacione resultados de testes audiológicos característicos de diferentes alterações no sistema auditivo periférico e central. Interprete os resultados dos PEATC no que diz respeito aos limiares auditivos e às 8ª perturbações do nervo craniano. Relacionar a presença e ausência das OEA, com o grau de perda auditiva e diferenciação de distúrbios cocleares e neurais. Descreva uma variedade de distúrbios vestibulares, e veja a relação entre os resultados de testes audiológicos.
Programa
– Apresentação e marcação de datas e parâmetros de avaliação.
– Apresentação de casos clínicos, onde serão debatidos os aspetos patológicos envolvidos, a metodologia de avaliação, os resultados audiológicos, e como estes contribuem para diagnósticos diferenciais de alterações do sistema auditivo, o possível seguimento e reabilitação a efetuar.
– Avaliação.
Aulas práticas onde se pretende simular os resultados das diversas patologias apresentadas na componente teóricoprática.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
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