Audiologia Infantil

Conhecimentos de Base Recomendados

O aluno deverá ter conhecimentos do desenvolvimento infantil, das técnicas de condicionamento clássico e operante, de anatomo-fisiologia e patologia do sistema audio- vestibular, bem como conhecimentos básicos da avaliação audiológica.

 

 

 

 

 

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas expositivas com recurso a meios audiovisuais, com grande interação entre aluno e docente, permitem a compreensão dos conteúdos programáticos. As aulas teórico-práticas permitem que os alunos assimilem a etiologia da surdez na criança, bem como as diferentes técnicas comportamentais utilizadas para avaliar a audição em crianças de diferentes faixas etárias de uma forma integrada e com uma visão de conjunto, isto é, que conheçam não só a aplicação de técnicas isoladas como em conjunto em crianças ditas normais e em casos especiais designadamente crianças portadoras de múltiplas deficiências (congénitas e/ou adquiridas). As aulas são presenciais sendo possível a lecionação de aulas à distância até ao limite de 25%.

A aplicação dos conteúdos estudados na prática clínica é realizada através de aulas práticas lecionadas no laboratório de Audiologia e em meio hospitalar, o que permitirá ao aluno o contacto direto com casos clínicos reais possibilitando colocar em prática as técnicas de avaliação da audição em crianças, anteriormente estudadas.

Os alunos serão acompanhados no decorrer do semestre com esclarecimento de dúvidas, sempre que solicitado e, como complemento de formação.

São também disponibilizados a cada aluno os suportes pedagógicos de toda a matéria lecionada com as referências bibliográficas recomendadas para a disciplina, no início do semestre.

 

Resultados de Aprendizagem

– Classificar a hipoacúsia em função do tipo e grau de perda auditiva;                                                                                                                – Classificar a hipoacúsia em função da idade de aparecimento;
– Classificar a etiologia da surdez na criança;
– Definir Surdez sensorioneural minor, flutuante e progressiva;
– Relacionar as diferentes técnicas de condicionamento;
– Enunciar as diferentes técnicas de avaliação audiológica nas crianças;
– Aplicar as técnicas de avaliação audiológica nas crianças em função da idade;

Programa

1 – Classificação da hipoacúsia – 2h
1.1 – Em função do tipo e grau de perda auditiva
1.2 – Em função da idade de aparecimento
2 – Técnicas de condicionamento- 6h
3 – Técnicas de avaliação audiológica em lactentes e crianças- 12h
3.1 – Testes com sons complexos
3.2 – Testes com sons puros
3.2.1 – Reflexo de Orientação Condicionada (ROC)
3.2.2 – Peep – Show
3.2.3 – Block – Test
3.2.4 – Provas de discriminação tonal
3.3 – Audiometria vocal
3.3.1 – Testes vocais de percepção
3.3.2 – Testes vocais de identificação sonora
3.3.3 – Testes vocais de compreensão
4 – Etiologia da surdez na criança – 12h
4.1 – Surdez hereditária
4.2 – Surdez adquirida
4.3 – Surdez sensorioneural minor
4.4 – Surdez sensorioneural flutuante e progressiva
4.5 – Neuropatia auditiva
5 – Modelo interactivo da consulta de surdez – 3h
6 – Apresentação/discussão dos trabalhos de grupo – 6h
7 – Esclarecimento de dúvidas – 2h
8 – Avaliação – 2h
Matriz prática: os alunos serão divididos em 5 grupos, num total de 150h

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Essencial:

– Bess, F H.; Gravel, J S. (2006). Foundations of pediatric audiology : identification and assessment. San Diego, CA : Plural Publishing, ISBN 978-1-59756-108-2

 – Bluestone, Charles D. ; Simons, Jeffrey P. ; Healy, Gerald B. (2014) Pediatric otolaryngology. 5th edition. Shelton, Connecticut : People’s Medical Publishing House-USA, 2 volumes. ISBN 978-1-60795-018-9 (2 volumes).

– Madell, J R.; Flexer, C; Alexiades, G (2008). Pediatric audiology : diagnosis, technology, and management. New York; Stuttgart : Thieme, ISBN 978-1-60406-001-0

– Madell, J R.; Flexer, C (2011).Pediatric Audiology Casebook. New York. Thieme, ISBN 978-1-60406-384-4

– Northern, J; Downs M. (2014). Hearing in Children, 6th edition, Plural Publishing inc, San Diego USA, ISBN 9781597563925

– Orlando M S.; Prieve B A. (1998). Models for universal newborn hearing screening programs. In: Spivak LG. Universal newborn hearing screening. New York Thieme Medical Publishers; Inc.

– Samantha Anne, Judith Lieu, Margaret Kenna (2018). Pediatric Sensorineural Hearing Loss: Clinical Diagnosis and Management. 1st Edition. Plural Publishing. ISBN13: 978-1-63550-011-0

– Seewald, R.; Tharpe, A M. ed. lit. (2011). Comprehensive handbook of pediatric audiology [1st ed.], San Diego; Oxford; Brisbane: Plural Publishing, ISBN 978-1-59756-245-4

– Year 2019 Position Statement: Principles and Guidelines for Early Hearing Detection and Intervention Programs. Disponivel em: http://www.jcih.org

Recomendada:

– Anne Marie Tharpe, Richard Seewald (2017) Comprehensive Handbook of Pediatric Audiology.  2nd Edition. Plural Publishing. ISBN13: 978-1-59756-615-5

– Newton, V. (2009). Paediatric Audiological Medicine. Second Edition. Wiley-Black Well, UK, ISBN 978-0-470-31987-1

– Rehm, H. L.,Williamson, R. E., Kenna, M. A., Korf, B. R.(2003). Understanding the genetics of deafness. A guide for patients and families. Harvard Medical School, Center for Hereditary Deafness. Cambridge, USA