Avaliação da Audição e Diagnóstico Diferencial

Conhecimentos de Base Recomendados

O estudante deverá ter conhecimentos do desenvolvimento infantil, dos diferentes métodos de avaliação comportamental de acordo com a faixa etária e desenvolvimento global da criança.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas expositivas com recurso a meios audiovisuais, com interação entre aluno e docente, permitem a compreensão dos conteúdos programáticos. Os estudantes terão acesso aos suportes pedagógicos de toda a matéria lecionada, bem como às referências bibliográficas recomendadas para esta Unidade Curricular.

A aplicação dos conteúdos estudados na prática clínica é realizado através de aulas práticas lecionadas no laboratório de Audiologia, o que permitirá ao aluno a aplicação de diferentes métodos de avaliação comportamental de acordo com a faixa etária e desenvolvimento global da criança.

Resultados de Aprendizagem

Entender a dinâmica e aplicação do protoloco do Rastreio auditivo Neonatal Universal em conformidade com as atuais guidelines do JCHI, nos diversos contextos profissionais, de acordo com os critérios de qualidade;

Atualizar e consolidar os conhecimentos e as estratégias sobre a avaliação audiológica e intervenção de crianças desde o seu nascimento;

Compreender e aplicar a avaliação audiológica comportamental e fisiológica de lactentes e crianças com e sem necessidades especiais;

Conhecer a importância do diagnóstico diferencial da deficiência auditiva em contextos complexos com outras entidades nomeadamente autismo, dislexia; hiperatividade e défice de atenção.

Programa

1. Rastreio Auditivo Neonatal Universal (6h TP)

1.1. Posição do JCIH 2019: Princípios e Diretrizes para Intervenção Precoce

1.2. Avaliação auditiva no período neonatal

1.3. Controle de qualidade

2. Avaliação comportamental e fisiológica de lactentes e crianças com e sem necessidades especiais (6h TP e 4h Prática)

3. Diagnóstico diferencial (6h TP)

3.1. deficiência auditiva

3.2. Dislexia;

3.3. Hiperatividade e Déficit de Atenção;

3.4. Autismo;

4. Demonstração de diferentes métodos de avaliação comportamental de acordo com a faixa etária e desenvolvimento global da criança (6h Prática)

5. Avaliação: 2h

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Essencial:

– Madell, J R.; Flexer, C; Alexiades, G (2008). Pediatric audiology : diagnosis, technology, and management. New York;  Stuttgart : Thieme, ISBN 978-1-60406-001-0

– Madell, J R.; Flexer, C (2011).  Pediatric Audiology Casebook. New York. Thieme, ISBN 978-1-60406-384-4

– Northern, J; Downs M. (2014). Hearing in Children, 6th edition, Plural Publishing inc, San Diego USA, ISBN 9781597563925

-Samantha, A.; Lieu, M D.; Judith E C. et al (2017) Pediatric Sensorineural Hearing Loss: Clinical Diagnosis and Management. ‎ Plural Pub Inc; 1ª edição. ISBN-13 978-1635500110

Recomendada:

– Newton, V. (2009). Paediatric Audiological Medicine. Second Edition. Wiley-Black Well, UK, ISBN 978-0-470-31987-1

– Roberts, A. (2000). Hearing Problems: Why are Children Deaf? Current Paediatrics 10, Harcourt Publishers Ltd: 206-211.