Conhecimentos de Base Recomendados
O estudante deverá ter conhecimentos do desenvolvimento infantil, dos diferentes métodos de avaliação comportamental de acordo com a faixa etária e desenvolvimento global da criança.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas com recurso a meios audiovisuais, com interação entre aluno e docente, permitem a compreensão dos conteúdos programáticos. Os estudantes terão acesso aos suportes pedagógicos de toda a matéria lecionada, bem como às referências bibliográficas recomendadas para esta Unidade Curricular.
A aplicação dos conteúdos estudados na prática clínica é realizado através de aulas práticas lecionadas no laboratório de Audiologia, o que permitirá ao aluno a aplicação de diferentes métodos de avaliação comportamental de acordo com a faixa etária e desenvolvimento global da criança.
Resultados de Aprendizagem
Entender a dinâmica e aplicação do protoloco do Rastreio auditivo Neonatal Universal em conformidade com as atuais guidelines do JCHI, nos diversos contextos profissionais, de acordo com os critérios de qualidade;
Atualizar e consolidar os conhecimentos e as estratégias sobre a avaliação audiológica e intervenção de crianças desde o seu nascimento;
Compreender e aplicar a avaliação audiológica comportamental e fisiológica de lactentes e crianças com e sem necessidades especiais;
Conhecer a importância do diagnóstico diferencial da deficiência auditiva em contextos complexos com outras entidades nomeadamente autismo, dislexia; hiperatividade e défice de atenção.
Programa
1. Rastreio Auditivo Neonatal Universal (6h TP)
1.1. Posição do JCIH 2019: Princípios e Diretrizes para Intervenção Precoce
1.2. Avaliação auditiva no período neonatal
1.3. Controle de qualidade
2. Avaliação comportamental e fisiológica de lactentes e crianças com e sem necessidades especiais (6h TP e 4h Prática)
3. Diagnóstico diferencial (6h TP)
3.1. deficiência auditiva
3.2. Dislexia;
3.3. Hiperatividade e Déficit de Atenção;
3.4. Autismo;
4. Demonstração de diferentes métodos de avaliação comportamental de acordo com a faixa etária e desenvolvimento global da criança (6h Prática)
5. Avaliação: 2h
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Essencial:
– Madell, J R.; Flexer, C; Alexiades, G (2008). Pediatric audiology : diagnosis, technology, and management. New York; Stuttgart : Thieme, ISBN 978-1-60406-001-0
– Madell, J R.; Flexer, C (2011). Pediatric Audiology Casebook. New York. Thieme, ISBN 978-1-60406-384-4
– Northern, J; Downs M. (2014). Hearing in Children, 6th edition, Plural Publishing inc, San Diego USA, ISBN 9781597563925
-Samantha, A.; Lieu, M D.; Judith E C. et al (2017) Pediatric Sensorineural Hearing Loss: Clinical Diagnosis and Management. Plural Pub Inc; 1ª edição. ISBN-13 978-1635500110
Recomendada:
– Newton, V. (2009). Paediatric Audiological Medicine. Second Edition. Wiley-Black Well, UK, ISBN 978-0-470-31987-1
– Roberts, A. (2000). Hearing Problems: Why are Children Deaf? Current Paediatrics 10, Harcourt Publishers Ltd: 206-211.