Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Em contexto de aula teórica e teórico-prática são apresentados os conteúdos 1 e 2. Em contexto de aula prática e laboratorial são treinados os saberes associados aos conteúdos 3 e 4.
A avaliação na unidade curricular compreende elementos de demonstração da compreensão teórica e eficácia na aplicação prática das matérias associadas aos conteúdos 3 e 4.
A avaliação contínua compreende 3 elementos: participação nas aulas teóricas e práticas; realização de prova escrita de resposta a um teste em que podem constar todas as matérias incluídas no programa da unidade curricular; realização de um trabalho teórico-prático sobre aplicação e análise de resultados de testes de aptidão física e condição física.
A classificação final obtida na avaliação final resulta de somatório ponderado de cada um dos elementos de avaliação em que seja obtida classificação positiva (10 valores na escala 0 – 20 valores).
A avaliação por exame tem como condição de acesso a obtenção de classificação positiva (10 valores na escala 0-20 valores) na componente de participação nas aulas e na componente de trabalho teórico-prático. O exame é composto por prova de resposta a teste escrito e a aprovação por exame corresponde à obtenção de classificação de 10 valores (escala 0 – 20 valores) na prova escrita de exame
Resultados de Aprendizagem
1. Identificar e caracterizar os testes e baterias de testes de avaliação da AF e da CF.
2. Conhecer princípios e procedimentos para a aplicação correta de testes de AF e de CF.
3. Aplicar testes de avaliação de AF e CF
Programa
1. Identificar e analisar testes e baterias de testes para a avaliação da AF e da CF adaptados a diferentes idades e contextos.
2. Condições e protocolos de aplicação e de registo de resultados da aplicação de testes e baterias de testes de avaliação da AF e da CF.
3. Treino de aplicação de testes e baterias de testes de AF e CF.
4. Apresentação e interpretação de resultados de provas realizadas com testes de avaliação da AF e da CF.
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 33.33%
- - Frequência - 33.34%
- - Assiduidade e Participação - 33.33%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Coelho e Silva M., Figueiredo A., Sobral F., Ronque E., & Malina R. (2010). Cineantropometria. Curso Básico. Coimbra: FCDEF-UC.
Castelo, J. (1998). Metodologia do treino desportivo. Lisboa: FMH.
Filho, J. (1999). A prática da avaliação física. Rio de Janeiro: SHAPE.
George, J., Fisher, A., & Vehrs, P. (s.d.). Tests y Pruebas Físicas. Barcelona: Paidotribo.
Morrow, J., Jackson, A., Dish, J., & Mood, D. (2003). Medida e avaliação do desempenho humano. São Paulo: Artmed.
Pescatello, S. (Ed.) (2014). ACSM’s Guidelines for Exercise Testing and Prescription. Lippincott: Williams & Wilkins.
Plowman, S. & Meredith, M. (Eds.) (2013). Fitnessgram/Activitygram Reference Guide. Dallas: Cooper Institute.
Weineck, J. (1986). Manual de treinamento esportivo. São Paulo: Manole.