Avaliação de Empresas

Resultados de Aprendizagem

• Apresentar aos alunos as várias abordagens de avaliação de empresas e as metodologias de determinação dos
inputs relevantes para efeitos de avaliação.
• Dotar os alunos com conhecimentos sobre os principais modelos de avaliação de empresas.
• Apresentar aos alunos os conceitos fundamentais sobre reestruturação de empresas, corporate governance e
corporate control.

Programa

1. Introdução
1.1. Conceitos fundamentais de avaliação.
1.2. Abordagens de avaliação.
1.3. Estrutura de capital das empresas.

2. Estimativa dos determinantes de valor
2.1. Estimativa do custo do capital.
2.2. Estimativa dos cash flows.
2.3. Estimativa das taxas de crescimento e do valor terminal.
3. Modelos de avaliação de empresas
3.1. Modelo do valor patrimonial ajustado.
3.2. Modelos baseados nos dividendos.
3.3. Modelos baseados no free cash flow to equity.
3.4. Modelos baseados no free cash flow to the firm.
3.5. Modelo do economic value added.
3.6. Modelos de avaliação com base nos múltiplos.
3.7. Casos especiais na avaliação.
4. Avaliação de investimentos em activos reais
4.1. Modelos tradicionais de avaliação de investimentos em activos reais.
4.2. Limitações da abordagem tradicional de avaliação.
4.3. A metodologia das opções reais na avaliação de investimentos.
4.4. Modelos de avaliação de opções reais.
4.5. Aplicações da teoria das opções na avaliação de empresas.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

• Copeland, T. E., Weston, J. F., and Shastri, K. (2004). Financial Theory and Corporate Policy. 4th edition, Addison-
Wesley, Reading, MA.
• Damodaran, A. (2006), Damodaran on Valuation: Security Analysis for Investment and Corporate Finance, 2nd
Edition, John Wiley & Sons, New York, NY.
• Neves, J. C. (2002), Avaliação de Empresas e Negócios, McGraw-Hill, Lisboa.
• Rappaport, A. (1997), Creating Shareholder Value: The New Standard for Business Performance, 2nd edition, Free
Press, New York, NY.