Métodos de Ensino
Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e a aquisição pelos estudantes das competências previstas, o processo de ensino aprendizagem assenta na articulação de diversas metodologias: 1. Exposição oral; 2. Resolução de aplicações práticas (exercícios; análise de textos; estudos de caso); 3. Trabalho de terreno.
Resultados de Aprendizagem
O aluno que complete com sucesso a unidade curricular deverá ser capaz de monitorizar e avaliar ações e projetos de desenvolvimento. Em particular deverá desenvolver as seguintes competências:
1 – Seleciona métodos qualitativos e quantitativos de avaliação melhor adaptados a um determinado tipo de projeto
2 – Constrói e interpreta indicadores de avaliação de projetos de desenvolvimento
3 – Elabora relatórios de avaliação.
Programa
1. Avaliação: aspetos conceptuais
2. Métodos de recolha de informação para a Avaliação
3. Análise económica de projetos de investimento
3.1. Os princípio da Análise Custo-Benefício
3.2. Identificação e avaliação de custos e benefícios
3.2. Principais indicadores de viabilidade económico-financeira
3.4. Risco, incerteza e sustentabilidade
3.5 A aplicação da Análise Custo-Benefício a projetos de desenvolvimento
4. Metodologias alternativas à Análise Custo- benefício
5. Aspetos práticos da avaliação
5.1. Construção dos termos de referência em avaliação
5.2. A condução da avaliação
5.3 Construção de relatório de avaliação
Métodos de Avaliação
- - Teste escrito - 100.0%
- - Teste escrito - 40.0%
- - Trabalhos práticos - 60.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
UNDP (2009). Handbook on planning, monotoring and evaluating for development results. United Nations Development Programe, New York: United Nations Development Programme.
ASDI (2003). Método do Quadro Lógico. Estocolmo. Agência Sueca de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.
Brent, R. (1998). Cost-benefit analysis for developing countries. Cheltenham, UK: Edward Elgar Publ.
IFAD (2015). Evaluation Manual, 2ª ed.. Rome: International Fund for Agricultural Development. [Disponível em https://www.ifad.org/documents/10180/bfec198c-62fd-46ff-abae-285d0e0709d6]
Shiefer, U., Bal-Döbel, L., Batista, A., Döbel, R., Nogueira, J., & Teixeira, P.(2006). Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Método de Planeamento e Avaliação. Estoril: Principia Editora.
UNDP (2009). Handbook on planning, monotoring and evaluating for development results, United Nations Development Programe, New York: United Nations Development Programme. [Disponível em http://web.undp.org/evaluation/handbook/documents/ english/pme-handbook.pdf]
Brent, R. (1998). Cost-benefit analysis for developing countries. Cheltenham, UK: Edward Elgar Publ.
IFAD (2015). Evaluation Manual, 2ª ed.. Rome: International Fund for Agricultural Development.