Métodos de Ensino
A UC está organizada de forma a que os seus objetivos correspondam a metodologias diversificadas inerentes às atividades formativas e avaliativas que o formando deve desenvolver e que estão identificadas e organizadas nas modalidades presencial e à distância síncronas e assíncronas, permitindo ao formando a construção do conhecimento e o desenvolvimento integrado de competências.
Serão realizadas sessões de tutoria e disponibilizados fóruns virtuais, de modo a oferecer suporte técnico e social permanente a todos os estudantes e serão avaliados através de:
MODALIDADES
Presencial – 6h contacto
Trabalho prático (grupo ou Individual) 50%
Apresentação oral do Trabalho Final 20%
Note-se que, a avaliação sumativa, realiza-se na última sessão da modalidade presencial.
Distância síncrona – 6h de contacto
Envolvimento/Participação 20%
Distância assíncrona – 8h de contacto
Envolvimento/Participação 10%
Resultados de Aprendizagem
– conhecer e analisar as políticas e os modelos da avaliação das escolas e demais organizações educativas
– identificar, discutir e integrar os instrumentos e os processos de avaliação numa lógica da aprendizagem e do desenvolvimento organizacional
– conhecer e relacionar a produção de conhecimento científico em educação e as políticas de promoção da avaliação das escolas (institucional e do desempenho)
– conhecer as aplicações dos descritivos funcionais e dos perfis de exigências e de competências em diferentes contextos organizacionais
– dominar conhecimentos relativos a instrumentos normativos e ferramentas técnicas de avaliação associadas ao exercício de funções de gestão nas organizações educativas
– avaliar criticamente o nível de implementação de sistemas de gestão do desempenho numa organização
Programa
1. A avaliação institucional e do desempenho: conceitos e paradigmas
1.1. conceitos de avaliação, medida e classificação
1.2. pressupostos da avaliação
1.3. âmbito, natureza, funções e consequências da avaliação
2. Domínios da avaliação Institucional e do Desempenho
2.1. avaliação Institucional (Escolas)
A) teorias e modelos de Avaliação Educacional
B) organizações educativas, aprendizagem e desenvolvimento organizacional
C) enquadramento legal, avaliação e política em educação
D) avaliação interna e avaliação externa
E) eficácia e melhoria das organizações educativas
2.2. Avaliação do Desempenho (desenvolvimento profissional)
A) análise do trabalho ou das funções. Perfis de exigências, de atributos e de competências. Diretórios de competências
B) pressupostos e dimensões da Avaliação do Desempenho Docente e Não Docente
C) ferramentas de Avaliação do Desempenho Docente e Não Docente
D) potencialidades e Desafios dos processos de Avaliação de Desempenho
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Envolvimento/participação - distância síncrona - 20.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
- - Apresentação ora do trabalho final - presencial - 20.0%
- - Envolvimento/participação - distância assíncrona - 10.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Afonso, A. J. (2012). Para uma concetualização alternativa de accountability em educação. Educação & Sociedade, 33 (119): 471-484.
Coelho, A., Cohen, A. & L. Oliveira (2010a). Novo Guia de Avaliação de Desempenho Docente. Lisboa: Texto Editora
Costa, E., & Almeida, M. (2020) (coord.). Autonomia e autoavaliação da escola: análise de processos de regulação. Lisboa: IE-ULisboa (E-Book)
Dierkes, M. et al. (2001). Handbook of Organizational Learning and Knowledge. Oxford: Oxford U.P. Ehren, MCM, Gustafsson, V, Altrichter, H., Skedsmo, G., & Kemethofer, D. (2015). Comparing effects and side effects of different school inspection systems across Europe. Comparative education 51 (3), 375-400
Lima, L. (2015). A avaliação institucional como instrumento de racionalização e o retorno à escola como organização formal. Educação e Pesquisa, 1339-1352.