B2B Marketing

Conhecimentos de Base Recomendados

Princípios de Marketing; Comportamento do Consumidor e Marketing Estratégico

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas, abordando os últimos desenvolvimentos teóricos, enquadrados na prática empresarial actual.

Slides em Powerpoint, disponibilizados aos alunos com antecedência.

 
Recurso a pequenos vídeos sobre os diferentes itens do programa, demonstrando a realidade actual da actividade das empresas no âmbito dos relacionamentos B2B.

 

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos adquiram una visão abrangente (académica e prática) da problemática actual do B2B Marketing.

O Business-to-Business Marketing requer o reconhecimento de que as necessidades de um cliente-organização são complexas, em consequência o conhecimento de como abordar essa complexidade e a criação de uma organização que apoia este esforço são vitais. Neste curso vamos examinar a natureza dos mercados business-to-business, o processo de compra organizacional e as alternativas estratégicas para abordar estes mercados. A abordagem teórica será desenvolvida e contrastada com os pontos de vista e aplicações práticas.

Programa

  1. Introdução ao B2B Marketing
  2. Tipologia (classificação) dos clientes, organizações e mercados
  3. Comportamento organizacional e comportamento de compra
  4. O enquadramento (contexto) legal e regulador
  5. Conceitos e contextualização da estratégia B2B
  6. Market research e análise dos concorrentes
  7. Segmentação, targeting e posicionamento
  8. Desenvolvimento do Produto/serviço e valor da oferta
  9. Inovação e competitividade
  10. O pricing em mercados B2B
  11. Desenvolvimento e planeamento do negócio
  12. Selling em B2B
  13. Branding em B2B
  14. Relações com os distribuidores e cadeia de abastecimento
  15. Comunicação com o mercado

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Vitale, R. Giglierano, J and Pfoertsch, W. (2011), Business to Business Marketing: Analysis and Practice, International Edition, Pearson. (Referência base do curso) (Existem dois ex(s) na Biblio)

Blythe, J. and Zimmerman, A. (2018), Business to Business Marketing Management, A Global Perspectiven, 3rd ed., Thomson Learning.