Base de Dados

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos obtidos até ao 12º ano de escolaridade do Ensino Secundário nas áreas de ciências e tecnologias ou afins.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas

Exposição dos conteúdos da unidade curricular com o auxílio de diapositivos e com exemplos práticos e discussão de casos de estudo. Participação dos alunos na aplicação dos conhecimentos lecionados, através da resolução periódica de exercícios.

Aulas teórico-práticas

Introdução de conceitos teórico-práticos e aplicação através da disponibilização de exercícios para os estudantes resolverem.

Aulas práticas

Aplicação dos conhecimentos através da disponibilização e acompanhamento da resolução de exercícios práticos aos estudantes e na aplicação na elaboração de um trabalho prático.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos

Lecionar os conhecimentos sobre sistemas de gestão de bases de dados  e sistemas de bases de dados relacionais. Pretende-se que os alunos saibam fazer corretamente a especificação e a análise de uma base de dados, bem como desenvolver código SQL para manipular bases de dados relacionais.

Competências/Metas de aprendizagem

Conhecimento e Compreensão

A.1. Identificar os conceitos normalização de dados.

A.2. Identificar os conceitos subjacentes às bases de dados relacionais.

A.3. Compreender as necessidades de informação e o fluxo de dados de um processo de negócio.

Aplicação de Conhecimentos

B.1. Elaborar uma análise de dados de suporte para um processo de negócio.

B.1. Desenvolver código para interrogar bases de dados.

B.2. Interrogar dados existentes em bases de dados.

Tomada de Decisões Fundamentadas

C.1. Justificar as soluções propostas ao nível do projeto de análise de dados.

C.2. Justificar as soluções propostas ao nível interrogação de bases de dados.

Realização de Julgamento

D.1. Avaliar soluções usadas em bases de dados, demonstrando atitude crítica.

Comunicação

E.1. Elaborar documentação apropriada no âmbito da análise de dados.

E.2. Produzir relatórios técnicos de interação com bases de dados relacionais.

E.3. Apresentar e explicar os projetos desenvolvidos de um modo claro com atitude crítica.

Competências de Autoaprendizagem

F.1. Desenvolver projetos inovadores, com elevado grau de autonomia, onde não se limitam a aplicar conceitos apreendidos nas aulas.

 

Programa

Introdução às bases de dados

Um exemplo.

Definição de um sistema de gestão de bases de dados.

Definição de bases de dados.

Independência dos dados.

Sistemas relacionais e outros.

Uma arquitetura para um sistema de gestão de bases de dados

Os três níveis de arquitetura: o nível externo, o nível conceptual e o nível interno.

O administrador da base de dados.

O sistema de gestão de bases de dados.

Bases de dados relacionais

Uma introdução às bases de dados relacionais.

Sistemas relacionais.

O modelo relacional.

Otimização.

O dicionário de dados.

Tabelas base e vistas.

Domínios e relações

Tipos de relações.

Relações e predicados.

Domínios e relações nas bases de dados relacionais.

Integridade dos dados relacionais

Chaves candidatas, primárias e chaves alternativas.

Chaves estrangeiras.

Nulos.

Outras regras de integridade referencial.

Vistas

Índices e clusters

Introdução aos índices e clusters.

A linguagem SQL

Noções básicas de SQL.

Junção.

Funções SQL.

Ordenação e agrupamento.

Subqueries e queries correlacionadas.

União, interseção e diferença de queries.

Gestão de tabelas.

Restrições de integridade referencial.

Manipulação de dados.

Vistas e sequências.

O modelo entidade/relacionamento

Representação.

Modelo conceptual, modelo lógico e modelo físico.

Entidades, relacionamentos, cardinalidade e diagrama de ocorrências.

Tipos de atributos.

Generalização e especialização.

Dependências Funcionais

Definições básicas.

Dependências triviais e não triviais.

Fecho de um conjunto de dependências.

Fecho de um conjunto de atributos.

Conjunto irredutíveis de dependências.

Normalização: 1FN, 2NF, 3FN, BCNF

Decomposição sem perda e dependências funcionais.

Primeira, segunda e terceira formas normais.

Forma normal Boyce/Codd.

Recuperação e Concorrência

Transações.

Recuperação.

Concorrência.

Tipos de Bases de Dados

Classificação quanto à Utilização, arquitetura e modelo.

Bases de dados SQL e NoSQL. Outro tipo de bases de dados.

Ranking e trends dos SGBD.

Tipo de dados JSON e o SGBD Oracle.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Disponível no ISEC:

– B-On. (n.d.). Retrieved this school year, from https://www.b-on.pt/

– Correia, F. B. (this school year). Apontamentos de Bases de Dados. moodle Portugal, from página web de BD  no moodle

– Curso de SQL. Iniciação e Avançado (n.d.). Retrieved this school year, from http://www.sqlcourse.com

– Damas, L. (2013). SQL (14 ed.). FCA. – 1A-5-151 (10 ed.)

– Date , C. (2003). An Introduction to Database Systems (8 ed.). Pearson. – 1A-5-120

– Elmasri, R., & Navathe, S. (2015). Fundamentals of Database Systems (7 ed.). Pearson. – 1A-5-119 (4 ed.)

– Informações sobre o Oracle. (n.d.). Retrieved this school year, from https://www.oracle.com/technical-resources

– Informações sobre o SAP PowerDesigner. (n.d.). Retrieved this school year, from https://www.sap.com/products/powerdesigner-data-modeling-tools.html

– Manuais do Oracle 11g. (n.d.). Retrieved this school year, from https://docs.oracle.com/cd/E11882_01/index.htm

– Ramakrishnan, R., & Gehrke, J. (2003). Database Management Systems (3 ed.). McGraw-Hill. – 1A-5-118

– Rodrigues, A. (2010). ORACLE 10G E 9I. FCA. – 1A-5-136

 

Não disponível no ISEC:

– Connolly, T., & Begg , C. (2014). Database Systems: A Practical Approach to Design, Implementation, and Management (6 ed.). Pearson.

– Garcia-Molina, H., D Ullman, J., & Widom, J. (2013). Database Systems: The Complete Book. Pearson.

– Gouveia, F. (2021). Bases de Dados – Fundamentos e Aplicações. (FCA, Ed.)

– Silberschatz, A., F. Korth, H., & Sudarshan, S. (2019). Database System Concepts (7 ed.). McGraw-Hill.