Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
Em cada unidade, os conceitos principais são expostos oralmente pelo professor, seguindo-se sessões de discussão, experimentais e/ou visitas de estudo. As sessões experimentais e/ou as visitas de estudo são coordenadas pelo professor e os estudantes trabalham de forma autónoma/ acompanham de forma a aplicar e desenvolver os conceitos teóricos.
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender o conceito de biodiversidade a vários níveis de organização biológica e reconhecer a importância da biodiversidade e da sua conservação.
2. Conhecer as principais ameaças à biodiversidade e reconhecer espécies ameaçadas em Portugal.
3. Conhecer estratégias de conservação ex-situ.
Programa
1. Introdução: conceito de Biodiversidade; Biologia da Conservação como ciência; relação da Biologia da Conservação com outras ciências.
2. Importância da Biodiversidade: tipos, padrões e níveis; estado da biodiversidade a nível global; temas atuais e emergentes que afetam a biodiversidade e a sua conservação de forma positiva e negativa.
3. Ameaças à Biodiversidade: destruição e fragmentação de habitat, exploração excessiva de recursos, poluição, espécies exóticas invasoras, alterações climáticas, doenças, etc.
4. Conservação da Biodiversidade – estratégias ex situ: papel de Zoos e Jardins Botânicos, Bancos de
Sementes, reprodução em cativeiro, etc
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
– IPBES. 2019. Summary for policymakers of the global assessment report on biodiversity and ecosystem services of the Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services. DÍAZ, S. et al. (eds.). IPBES secretariat, Bonn, Germany. 56 pp. Disponível: https://www.ipbes.net/ipbes-global-assessment-report-biodiversity-ecosystem-services
– IPBES. 2023. Summary for policymakers of the thematic assessment of invasive alien species and their control of the IPBES. ROY, H. et al. (eds.) IPBES secretariat, Bonn, Germany. 41 pp.
https://doi.org/10.5281/zenodo.7430692. Disponível: https://www.ipbes.net/ias
– Primack, R.B. 2014. Essential of Conservation Biology. 6ª Ed. Sinauer.
– Sodhi, N.S. & P. R. Ehrlich. 2010. Conservation Biology for All, Oxford University Press
– Sutherland, W.J. et al. 2023. A horizon scan of global biological conservation issues for 2024. Trends in Ecology & Evolution. https://doi.org/10.1016/j.tree.2023.11.001 [atualizado anualmente] University Press