Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
Em cada unidade, os conceitos principais são expostos oralmente pelo professor, seguindo-se sessões de discussão, experimentais e/ou visitas de estudo. As sessões experimentais e/ou as visitas de estudo são coordenadas pelo professor e os estudantes trabalham de forma autónoma/ acompanham de forma a aplicar e desenvolver os conceitos teóricos.
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender o conceito de biodiversidade a vários níveis de organização biológica e reconhecer a importância da biodiversidade sob diferentes perspetivas.
2. Conhecer as principais ameaças e formas de preservação/conservação da biodiversidade.
Programa
1. Introdução (12 horas): conceito de Biodiversidade; valores relacionados à Biodiversidade (ambiental, de consumo, de produção, ético e moral, estético).
2. Importância da Biodiversidade (12 horas): tipos; padrões; importância.
3. Ameaças à Biodiversidade (12 horas): perda de habitat, exploração excessiva de recursos, espécies exóticas, alterações climáticas.
4. Preservação/Conservação da Biodiversidade (24 horas): taxas de extinção recentes e atuais; estimativas das taxas de extinção atuais; mudança do comportamento humano; legislação; áreas protegidas; restauração do habitat, o papel de Zoos e reprodução em cativeiro.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Teste escrito - 100.0%
- - Relatório - 40.0%
- - Teste escrito - 60.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
BEGON, M; TOWNSEND, CR &HARPER, JL (2005)-Ecology: From Individuals to Ecosystems. 4th ed., Wiley-Blackwell (Chapter 25)
** PRIMACK, R.B. 2014. Essential of Conservation Biology. 6ª Ed. Sinauer. (Chapters 1 – 10, 14, 19)
RAVEN, Peter H. & JOHNSON, George B. (2002) – Biology. 6th ed., Boston: McGraw Hill Higher Education. (Chapter 30)
SADAVA, David; Heller, H. Craig; ORIANS, Gordon H.; PURVES, William K. & HILLIS, David M. (2008) – LIFE: the Science of Biology. 8th ed., Sunderland: Sinauer Associates, Inc. (Chapter 57)
** SODHI, N.S. & P. R. Ehrlich. 2010. Conservation Biology for All, Oxford University Press (Chapters 1,2, 4 – 8, 10, 14)
STARR, Cecie; EVERS, Christine A. & STARR, Lisa (2007) – Biology today and tomorrow. 2nd ed., Belmont: Thomson Brooks/Cole (Chapter 29.9)
TOBIN, Allan J.& DUSHECK, Jennie (2005) – Asking about life. 3rd ed., Belmont: Thomson Learning, Inc. (Chapters 28)
Legislação específica sob a forma de Directivas, Decretos-Lei, Portarias, etc.
** fontes mais utilizadas