Métodos de Ensino
Método expositivo com apelo à análise e reflexão crítica sobre os conteúdos acordados em interação na sala de aula.Avaliação contínua: Intervenções pertinentes nas análises introduzidas nas aulas como resposta aos problemas contextualizados,provenientes do quotidiano.Pretende-se o envolvimento do aluno,o alerta para os temas atuais,sopesando e consolidando a reflexão crítica sobre as atuações
decorrentes do processo da tomada de decisão.Avaliação sumativa: Frequência(Prova de resposta longa/ensaio sobre os temas referidos nos conteúdos programáticos(50% do total da avaliação)+ Trabalho escrito (50% do total da avaliação).Em caso de não aprovação o aluno terá direito a efetuar um Exame.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir conhecimentos para:
• Reconhecer os principais conceitos e teorias Éticas e Morais que enquadram a tomada de decisão.
• Relacionar a sua Praxis com o enquadramento legal e consequente impacto no desempenho profissional.
• Identificar, contactar e tratar o doente, com dignidade e respeito.
O aluno deve adquirir aptidões para:
• Estabelecer uma relação empática com o doente actuando no sentido do Bem Colectivo.
• Aplicar abordagens que sejam anti-discriminatórias e tomem em consideração as necessidades físicas, psicológicas, sociais, culturais e religiosas.
O aluno deve adquirir competências para:
• Assumir a responsabilidade subjacente ao estudo e tratamento do doente.
• Obter o Consentimento informado e esclarecido para qualquer exame/tratamento.
• Exibir um bom carácter profissionalmente e integrar bons padrões profissionais na vida privada.
• Gerir reflectindo eticamente recursos humanos e materiais
Programa
O objecto da Ética. O Dilema Ético. Conceitos básicos, estrutura e origem dos termos. Ética e Deontologia.
– A Justiça Distributiva nos sistemas de saúde; a Igualdade de Acesso aos cuidados de saúde.
– A Ética como necessidade de orientação de conduta. As Neurociências no estudo da Consciência.
– Questões éticas na investigação em saúde.
– O Consentimento Informado e Esclarecido. A invasão da privacidade. O segredo clínico.
– A importância da Tomada de Decisão. A IVG/Abortamento.
– Perspectivas éticas das novas técnicas imagiológicas e terapêuticas.
– A procriação medicamente assistida. O diagnóstico pré-natal. Engenharia genética.
– Questões Éticas no fim da vida. O envelhecimento das populações.
– Análise da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos.
– As Comissões de Ética.
– Análise sobre Eutanásia/Distanásia.
– A nanotecnologia. Os limites da aplicação terapêutica.
– Os Direitos e Deveres dos Doentes.
Métodos de Avaliação
- - Trabalho escrito - 50.0%
- - Frequência - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Archer, Biscaia e Osswald (Coord.). “Bioética”. Lisboa, Verbo, 1999.
Beauchamps, T. & Chidress, J. “Principles of Biomedical Ethics”.7th ed. Oxford, 2012.
Coleman, CH., Bouësseau, M-C., Reis, A. “The contribution of ethics to public health”. OMS, 2008.
Osswald, W. e Patrão Neves, MC. “Bioética Simples”. Lisboa, Verbo, 2007.Post, S. “Encyclopedia of Bioethics”. 3rd ed. Macmillan. USA, 2004.
Nunes, R. e Melo, H. “Genética e Reprodução Humana”. Porto: Gráfica de Coimbra.
Murphy, T. “Case Studies in Biomedical Research Ethics”. MIT Press. Cambridge.
Baird, R. e Rosenbaum, S. “Eutanásia. As questões morais (trad. Artur Lopes Cardoso)”. Bertrand Editora.