Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A lecionação da cadeira será efetuada através dos seguintes métodos:
- Método expositivo com recurso a meios audiovisuais e com apelo à participação ativa, análise e reflexão crítica por parte dos alunos sobre os temas abordados nas aulas;
- Estudos de casos de dilemas éticos ligados à realidade dos cuidados de saúde.
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Identificar aspetos fundamentais da Ética, Bioética e de Deontologia
- Promover a reflexão e a análise crítica e fundamentada sobre questões de natureza ética na relação com os cuidados de saúde:
- Respeito pela autonomia e dignidade dos utentes;
- Transparência e responsabilidade na tomada de decisões;
- Adoção de uma postura profissional comprometida com os valores e os direitos dos utentes.
- Identificar e respeitar juízos éticos:
- A coerência entre os valores morais declarados e as ações praticadas;
- A busca pelo bem comum e pelo respeito à dignidade humana;
- A responsabilidade pelas consequências das escolhas e das omissões;
- A abertura para o reconhecimento e a correção dos erros;
- A tolerância e o diálogo com as diferenças e os conflitos.
Programa
Ética e Bioética
- Ética e Bioética – conceitos e considerações históricas
- Ética e Moral no processo de tomada de decisão
- Ética Organizacional – responsabilidade profissional
- Regimes jurídicos aplicados nos cuidados de saúde: consentimento informado e esclarecido, manifestação antecipada de vontade (testamento vital e procuração de cuidados de saúde)
- Comissões de Ética – para quê? e porque existem?
- Ética na investigação clínica
- Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD)
- Morte: Cuidados paliativos, eutanásia e suicídio assistido
- Personalidade e Autonomia
- Doença mental
Deontologia
- Conceito, perspetivas e enquadramento profissionais
- Evolução histórica e imagem pública da profissão
- Associações profissionais, estatutos e o seu papel na sociedade
- Regulamentação profissional
- Aproximação ética e fundamentada nos Direitos Humanos nas Tecnologias da Saúde no contexto contemporâneo e relacionado com o enquadramento e orientações ético-deontológicas internacionais e nacionais para a profissão de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica de Neurofisiologia e Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica de Cardiopneumologia.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Primária
- Declaration of Helsinki (2013). Ethical Principles for Medical Research Involving Human Subjects.
- D´Angelo J.G. (2018). Ethics in Science. Ethical Misconduct in Scientific Research (2 ed.). Taylor & Francis Group, nd LLC, Boca Raton, USA.
- Esperança Pina, J.A. (2013). Ética, deontologia e direito médico. Lidel – Edições Técnicas lda, Lisboa.
- Magalhães, F.M.; Pereira, M.L. (2018). Regulamento Geral de Proteção de Dados-Manual Prático. Vida Económica-Editorial, AS. Porto.
- Patrão-Neves, M.C (2016). O admirável mundo da Bioética. Glaciar.
- Patrão-Neves, M.C. (2016). Ética: dos Fundamentos às Práticas. Edições 70.
- Patrão-Neves, M.C. (2018). Ética Aplicada – Saúde. Edições 70.
- Quante, M. (2017). Personal Identity as a Principle of Biomedical Ethics. Philosophy and Medicine. Springer
- Sandland, R.; Faria, P.L. (2017). Patients’ Duties: The Missing Element in European Healthcare, in European Health Law, Den Exter, A. (Ed.), Maklu Publ., 599-619.
- Silva, M.O. (2020). Ética em Medicina. Lidel Edições Técnicas lda, Lisboa.